Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.10.23 - 11h29

Rede COMPAZ propõe debates sobre o papel das periferias, protagonismo feminino e prevenção da violência no RecN’Play 2023

O Festival de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo acontece de 18 a 21 de outubro, no Bairro do Recife, com o tema “Pontes para Conectar as Margens”

 

O tema do RecN’Play este ano não poderia estar mais alinhado com os objetivos e a atuação da Rede Compaz, vinculada à secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife - “Pontes para Conectar as Margens” resume o que o Compaz se propõe a fazer, unindo a cidade periférica e a cidade formal para que esta convivência se traduza em menos violência e mais oportunidades.

 “Essa aproximação acontece principalmente a partir do respeito a quem vive nas periferias, que por sua vez está relacionado à capacidade do poder público, em parceria com a sociedade, de gerar oportunidades e ampliar horizontes nos espaços urbanos. Acreditamos fundamentalmente nas pessoas, que diariamente nos provam que pobreza não é defeito e violência não é destino”, afirma Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Cidadã do Recife e Diretor da Rede Compaz. 

Em 2023, o Compaz participará do evento em três oportunidades, conduzindo debates e mesas redondas sobre prevenção da violência nos espaços urbanos, protagonismo feminino e valorização das periferias. Confere a programação: 

 

MESA

Dia 18/10, 13h45 às 14h45

Moinho – Auditório

Rua de São Jorge, 240

 

Protagonismo feminino que muda realidades

Elas ressignificam suas trajetórias e são inspiração para outras mulheres nas comunidades onde vivem. Seja através do conhecimento adquirido ou da experiência de vida passadas entre gerações, Altamiza e Gabrielly representam o protagonismo das mulheres periféricas e o potencial de transformação das suas comunidades.

Convidadas:

Altamiza Melo e Maria Gabrielly Dantas (PretaQuePariu)

Altamiza Melo:

Empreendedora Social, produtora Cultural, Mãe de Inaê e Akim, esposa de Gilmar, Presidente da CUFA-PE. 

Maria Gabrielly Dantas:

Moradora da Ilha de Itamaracá, Pernambuco. Designer de moda pela UNIFBV, afroempreendedora, produtora cultural, educadora e ativista socioambiental, co-fundadora da marca preta sustentável Cabrochas, que traz o protagonismo de mulheres, jovens, pessoas negras e periféricas, através da sustentabilidade e da economia circular, como potência criativa e identitária.

 

MESA

Dia 18/10, 17h15 às 19h

Moinho – Auditório

Rua de São Jorge, 240

Hackeando fatores de risco e proteção desde as cidades: políticas públicas integradas de prevenção das violências e drogas

A mesa de debate intitulada “Hackeando fatores de risco e proteção desde as cidades: políticas públicas integradas de prevenção das violências e drogas” será mediada pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), que atua como um importante catalisador de ações em prol da segurança e da justiça global. Neste encontro, o UNODC unirá forças com duas notáveis iniciativas urbanas do Nordeste brasileiro: o Compaz, localizado em Recife, e a Rede Cuca, situada em Fortaleza. Apesar de suas diferenças geográficas, esses projetos compartilham semelhanças notáveis em seu propósito de enfrentar desafios históricos de acesso a serviços e violência nos territórios urbanos.

A atuação do Compaz, do Cuca e do UNODC estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas, incluindo o ODS 16, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, bem como o ODS 3, que visa garantir uma vida saudável e bem-estar para todos. Além disso, essas iniciativas se encaixam no Pronasci II, um programa que prevê investimentos significativos para a construção de 40 Centros Comunitários da Paz (ComPaz) em todo o Brasil, fortalecendo ainda mais a abordagem preventiva das cidades na promoção da paz e segurança.

Convidados:

Paulo Moraes - Secretário Executivo de Segurança Cidadã do Recife

Teka Lens - Coordenador Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza

Rafael Sales - Oficial de Projetos do Programa das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

Elizabeth Souza - Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (Mediadora)

Paulo Moraes

Advogado, Professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos, atualmente é Secretário Executivo de Segurança Cidadã da Cidade do Recife. Mediador de Conflitos certificado pelo INAMA, é ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco (2011-2015) e ex-secretário executivo de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (2015-2019). Mestre em Direitos Humanos pela UFPE, com Especialização em Direitos Humanos pela UFPB e USP; em Gestão Pública pela UPE e em Urbanismo Social pelo INSPER. Integrou o Grupo de Especialistas em Proteção a Testemunhas da EUROPOL e da Unidade de Proteção a Vítimas do Tribunal Penal Internacional de Haia.

Erasmo Teka Lenz César

Coordenador Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza. É Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Graduação em Álcool e outras Drogas pela Faculdade Entre Rios do Piauí e especialização na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi gerente regional da Postal Saúde - Caixa de Assistência e Saúde dos Correios em 2016, e ocupou diversos cargos de gerência e coordenação na Secretaria do Turismo (1997-2003) e na Secretaria do Esporte e Juventude (2003-2005) do Governo do Estado do Ceará.

Rafael Sales

Oficial de Projetos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Coordena as atividades do UNODC no Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco. Com mais de quinze anos de experiência em desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e projetos sociais, atuou em diversas organizações não-governamentais, organismos internacionais e instituições governamentais do Brasil. Doutorando em Sociologia (UFPB), é também graduado em Ciências Sociais (UFPE) e possui Mestrado em Administração (UFPE). Foi Visiting Researcher Fellow do Institute of Development Studies, da University of Sussex (Reino Unido).

Elizabeth Bastos

Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste há 17 anos. Atualmente, conduz o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da Economia Circular, com foco nos resíduos recicláveis, em parceria com instituições como SEBRAE, Associação do Ciclo dos Recicladores, VerdiEra e Prefeitura do Recife, entre outras.

 

DEBATE

Dia 19/10, 10h às 11h

Moinho – Auditório

Rua de São Jorge, 240

A FAVELA É POP (Não espere nada do centro se a periferia está morta)

É nas periferias, favelas e comunidades que surgem as centelhas criativas e inovadoras da cultura brasileira. Desde os sons dos atabaques até os palcos dos centros comunitários, nascem bandas, podcasts, grupos de dança e expressões artísticas que formam um caldeirão em ebulição e fazem das comunidades ambientes ricos em inovação cultural.

Convidados:

Silvério Pessoa e Ítalo Lima

Silvério Pessoa:

Natural de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Sua formação musical aconteceu a partir da programação das rádios do interior, de sua mãe, que foi professora de acordeon, e de sua avó, frequentadora assídua dos programas de auditório do Recife nas décadas de 40 e 50. A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, com a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o Rock, o Hip-Hop, o Punk, e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. É um trabalho que oferece hereditariedade ao gênero tradicional, não perdendo a nave da história.

Ítalo Lima:

Ator, diretor, produtor, roteirista, editor e humorista pernambucano. Na TV, pode ser visto no Papeiro da Cinderela (TV Jornal), interpretando os personagens Creytu Ratão, Ketuly Sereia, Jr. Pomba Leza, entre vários outros. Acumulando mais de 300 mil seguidores em sua página do Instagram, Ítalo Lima faz sucesso com suas esquetes de humor.

ASSUNTOS: