NOTÍCIAS

| 16.12.13 - 14h07

Sinfônicas realizam últimos concertos de 2013

Nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), a Orquestra Sinfônica do Recife e a Banda Sinfônica da Cidade do Recife realizam o último concerto da temporada 2013, no Teatro de Santa Isabel, às 20h. No concerto da Orquestra, o programa será inteiramente dedicado a autores brasileiros. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

Trata-se do quinto concerto da Orquestra Sinfônica do Recife com a regência do maestro Marlos Nobre, que assumiu este ano a função. Ele recebeu recentemente a medalha da Ordem do Mérito Cultural, maior reconhecimento do governo federal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cultura.

O concerto desta terça será aberto pela ópera “O Guarany”, do paulista Carlos Gomes, e encerra com o último movimento do “Maracatu de Chico Rei”, de Francisco Mignone. Na pauta, os dois Batuques, do cearense Alberto Nepomuceno e do carioca Lorenzo Fernandez. A novidade da noite é o “Bolero”, de Lourenço Fonseca, o nosso Capiba, livremente inspirado no de Maurice Ravel, mas de conotações armoriais, com arranjo de Clovis Pereira, e revisado pelo maestro Marlos Nobre.

As atividades da Orquestra Sinfônica do Recife serão retomadas logo após o Carnaval, em 2014.

Programa da Orquestra Sinfônica:
1ª parte
Carlos Gomes: Sinfonia “Il Guarany”
Marlos Nobre: Concertante do Imaginário para piano e orquestra de cordas
I – Allegro con moto (Motivo)
II – Adagio (Motivo)
III – Presto (Retrato)
Solista e regente: Marlos Nobre

2ª parte

- Alberto Nepomuceno: Batuque (nº4 da “Série Brasileira”)
- Oscar Lorenzo Fernandez: Batuque (da Suite “Reisado do Pastoreio”)
- Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba): Bolero
- Francisco Mignone: Dança do Chico Rei e da Rainha Ginga:Maracatu (do Bailado “O Maracatu do Chico Rei)
Regente titular: Marlos Nobre

BANDA SINFÔNICA
Já a Banda Sinfônica do Recife se apresenta nesta quarta-feira, dia 18, também no Teatro de Santa Isabel, às 20h. Fechando com chave de ouro o conjunto de apresentações realizadas neste ano, a Banda Sinfônica realiza o X Concerto Oficial – Temporada 2013, com entrada gratuita para o público.

Com regência do maestro Nenéu Liberalquino, a apresentação, afinada com o espírito natalino, terá no repertório algumas das mais expressivas obras vinculadas a essa época do ano, como Jesus Cristo Superstar, de Andrew Lloyd Webber; Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach; Natal Branco, de Irving Berling (com solo de sax alto de Liudinho, integrante da Banda Sinfônica) e A Christmas Celebration, de Alfred Reed (que terá participação especial do Coral da Igreja Batista Emanuel de Boa Viagem).

As outras músicas do último concerto de 2013 da Banda Sinfônica são Dança Húngara nº 5 (Johannes Brahms) e Amazing Grace (Frank Ticheli).

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Recife – Último concerto da temporada 2013
Data: 17 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada Franca

Banda Sinfônica do Recife - Último concerto da temporada 2013
Data: 18 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada Franca