Projeto Parque do Capibaribe ganha destaque em evento da ONU
Único prefeito do Brasil convidado para a Conferência das Partes (COP-20), principal convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizado em Lima, no Peru, Geraldo Julio viu o projeto da Prefeitura do Recife, Parque Linear do Capibaribe, ganhar destaque e ser citado entre os dez exemplos que podem ser replicados em outras cidades da América Latina. O reconhecimento foi registrado em revista e lançado, durante o evento, por duas instituições internacionais: Fundação Konrad Adenauer e ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).
Para o gestor, que participou de três eventos dentro da COP-20, a publicação é um importante reconhecimento de um projeto que vai mudar a cidade para melhor. "Esse reconhecimento vem de duas instituições que atuam globalmente e viram no projeto uma proposta que pode ser replicada em outros locais", destacou Geraldo Julio. Segundo o gestor, o Parque Capibaribe é resultado de um projeto de replanejamento da cidade. "O Parque Capibaribe vai reforçar a ligação do recifense com o rio", afirmou.
O convite feito à delegação do Recife para participar da COP-20, segundo o prefeito, é o reconhecimento de que a gestão da cidade está preocupada com a questão global das mudanças climáticas e já está agindo. Como conferencista em dois eventos, Geraldo apresentou as ações de enfrentamento às mudanças climáticas adotadas no Recife desde 2013.
Na sessão “Perspectivas Locais da Mitigação e Adaptação Climática na América Latina e Caribe” e na mesa “Visão para Plano de Ação - Elevando os níveis das ambições através da ação climática local”, o gestor destacou, ao lado de representantes de Seul, África do Sul, México e Colômbia, a importância das cidades na discussão das mudanças climáticas. Afirmou ainda que a capital pernambucana já concluiu o inventário de emissões de gases do efeito estufa e já substituiu 40 mil lâmpadas convencionais pelas de LED - mais econômicas - na iluminação pública da cidade.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, que acompanhou o prefeito na COP-20, ressaltou que a capital pernambucana está se inserindo nas discussões globais sobre Mudanças Climáticas desde o ano passado, na COP-19, na Polônia. "Pudemos mostrar o que estamos fazendo no campo de inventário de emissão de carbono e nas perspectivas de redução das emissões de gases do efeito estufa", disse a secretária.
A Conferência das Partes (COP-20) é anual e, no ano passado, na COP-19, na Polônia, quando foi aberto, pela primeira vez, espaço para as cidades, e não só aos governos federais, o prefeito Geraldo Julio já esteve presente, também como único gestor municipal brasileiro convidado. A COP-20 começou dia 1º de dezembro e terminou no último dia 12.
PARQUE LINEAR - Previsto no Programa de Governo do prefeito Geraldo Julio, o projeto Parque Linear do Capibaribe prevê a integração de 21 bairros pelas margens do Rio Capibaribe com calçadas, ciclovias, passarelas e áreas de lazer. Nas próximas semanas, a Universidade Federal de Pernambuco - envolvida na elaboração do projeto, vai entregar o documento executivo do trecho na altura da Estação Ponte D'Uchôa, nas Graças. Esse trecho da obra deverá ser feito através de compensação ambiental. Anunciado pela PCR em outubro de 2013, o projeto contará com investimento de R$ 2,9 milhões. O parque linear terá início no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, seguindo até a Ponte 6 de Março, conhecida como Ponte Velha, na Boa Vista.