Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 16.12.16 - 21h44

Ciclofaixa de Turismo e Lazer ganha acessibilidade com projeto Bike sem Barreiras

Capitaneado pela Uninassau, projeto que vai oferecer três bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência poderem usufruir da Ciclofaixa e dos espaços públicos da cidade, estreia às 10h deste domingo

 

Tem novidade na Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir do próximo domingo (18). Das 10h em diante, estreia o projeto Bike sem Barreiras, no trecho da rota norte que passa pela Avenida Rui Barbosa.

Iniciativa da Uninassau e do Instituto Ser Educacional, em parceria com a Prefeitura do Recife, Secretaria de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR),  Instituto Hands Free e da In Soluções Inclusivas, o projeto vai disponibilizar bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aos domingos e feriados, durante o funcionamento da Ciclofaixa.

Serão disponibilizados três modelos de bicicletas. Uma delas tem dois assentos. A outra tem pedais adaptados para que a bicicleta seja controlada com os braços. E o terceiro modelo é o The Duet, que tem bagageiro adaptado na frente, com cinto e muito conforto, para carregar pessoas tetraplégicas ou com deficiência múltipla. Cada viagem em qualquer uma das bicicletas adaptadas terá duração de 15 minutos, com tolerância de mais cinco minutos.

Ao todo, uma equipe de 12 estudantes da Uninassau atuarão como monitores (seis pela manhã e seis à tarde), dando suporte aos usuários do novo serviço.

O projeto Bike sem Barreiras contempla exclusivamente o trecho da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que passa pela Avenida Rui Barbosa. Neste domingo de estreia, o projeto funciona das 10h às 16h. Nos demais dias de Ciclofaixa, o expediente será das 9h às 16h.