Orquestra Sinfônica do Recife encerra em grande estilo dia de homenagens a Miguel Arraes
O centenário de nascimento do ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, Miguel Arraes, foi lembrado nesta quinta-feira (15) com uma série de solenidades. O prefeito Geraldo Julio participou das homenagens ao político que é referência até hoje no estado e em todo o Brasil Uma delas ocorreu no Teatro de Santa Isabel com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). A apresentação marcou ainda o encerramento da Temporada Oficial 2016 da orquestra.
Com um repertório especial preparado pelo maestro Marlos Nobre, o público presente se emocionou com o espetáculo em homenagem a “Doutor Arraes”. O prefeito Geraldo Julio falou da importância de um dos grandes líderes que o Brasil já teve. “Doutor Arraes deve inspirar muita gente, com a sua coragem, sensibilidade e a forma de sempre defender a democracia de maneira segura e intransigente. Ele defendeu a democracia em todos os momentos da sua vida, mas, sobretudo, defendeu as pessoas mais pobres. Ele combateu a desigualdade e a injustiça na sociedade”, disse.
“Doutor Arraes deve ser exemplo para todos nós e para as próximas gerações também. Essas homenagens são importantes para relembrar tudo que ele viveu e o que ele fez, que as pessoas possam sempre ter acesso ao exemplo de vida que ele foi, e procurando sempre buscar esse exemplo para a sua atitude e seu comportamento, principalmente para as lideranças políticas”, acrescentou o prefeito. Geraldo assistiu à apresentação ao lado da primeira-dama, Cristina Mello, e várias lideranças políticas,entre elas o governador Paulo Câmara.
O prefeito ainda participou, fazendo parte da mesa, de uma reunião solene para a entrega de uma medalha em celebração ao centenário de nascimento de Miguel Arraes. Solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e condecorou 15 pessoas com a medalha, entre elas a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) e filha do ex-governador, Ana Arraes. Também foram agraciados o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o vice-governador, Raul Henry. O governador Paulo Câmara também participou da reunião solene.
Geraldo também participou de uma cerimônia no Museu do Estado de Pernambuco. Na ocasião, os Correios lançaram um selo e carimbo em homenagem a Arraes, além da Exposição Miguel Arraes 100 Anos, organizada pelo Governo do Estado, pelo Instituto Miguel Arraes e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ainda houve o lançamento dos livros Arraes, de Tereza Rozowykwiat; Pernambuco em chamas - a intervenção dos EUA e o Golpe de 1964, de Vandeck Santiago; Porto do Renascimento - a última campanha de Arraes, de Marcos Cirano; e As brigadas muralistas e as campanhas de Arraes - arte e política na década de 1980, de Elizabet Remigio. Os livros foram publicados pela Cepe.