Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 16.12.16 - 16h48

Programa de Educação Ambiental do Recife estreia peça “Entre no Clima”

Espetáculo teatral será apresentado neste domingo (18), às 15h30, no Econúcleo localizado no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade

 

Com a ajuda de uma máquina do tempo, um garoto, um robô e uma garça voltam ao passado para compreender as razões das mudanças climáticas no planeta. O público pode conferir essa aventura no domingo (18), no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. O espetáculo teatral, intitulado Entre no Clima, será encenado às 15h30, no Econúcleo, espaço de educação ambiental da prefeitura.

Os três personagens integram a Turma Mangue e Tal, criada em 2013 para o Programa Educar para uma Cidade Sustentável, que envolve cerca de 1.200 alunos de 47 escolas municipais. 

Dom é o garoto, Morena a garça-azul e Du Porto o robô em forma de caranguejo. Na aventura pelo túnel do tempo, os três são acompanhados por Lucrécio Crescêncio, um convidado da Turma Mangue e Tal. 

O espetáculo, com duração de 25 minutos, tem direção geral de Hilda Torres e musical de Samuel Lira e Tales Ribeiro. Os três integram a equipe de arte-educação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pela coordenação do Programa Educar para uma Cidade Sustentável.

Em Entre no Clima, os diretores optaram pela cordelização, recurso musical baseado em rimas.  “A literatura de cordel, através da poesia, é o palco e combustível para a trama”, adianta Hilda Torres. Ela cita um trecho da obra: “do que a cidade precisa, eu te digo nessa rima, é da união de todos, vem com a gente entrar no clima!”

TURMA MANGUE E TAL

A​ Turma Mangue e Tal foi criada em 2013 pela artista gráfica Flávia Gomes. É baseada em quatro temas: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. Cada um tem um personagem correspondente: Jô é relativo ao verde urbano, Dom a resíduos sólidos, Riso a recursos hídricos e Otto à biodiversidade.

Outros três personagens contracenam com a turma, que defende uma cidade mais verde e sustentável: Du Porto, Morena e Gato, mascote de Otto.