Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.12.17 - 14h05

Prefeito destaca recuperação de mais de 200 praças no Recife

img_alt

Em ação em Casa Amarela, a Prefeitura do Recife entregou à comunidade a praça Joca Leal requalificada e o prefeito visitou áreas contempladas com o Mais Vida nos Morros no Alto Santa Isabel (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os moradores de Casa Amarela, na Zona Norte, receberam de volta um tradicional ponto de encontro da comunidade de cara nova. A Prefeitura do Recife requalificou a Praça Joca Leal e o prefeito Geraldo Julio fez a entrega do equipamento na manhã deste sábado (16). Com esse ato, a PCR ultrapassa a marca de 200 praças, parques e áreas verdes devolvidas à população requalificados na cidade desde 2013. Na visita, o prefeito também acompanhou as intervenções do programa Mais Vida nos Morros, que está pintando mais de 500 casas no Alto Santa Isabel e recuperando espaços públicos através do engajamento da população. Em um deles, a Prefeitura transformou um ponto de confinamento de lixo em um espaço de convivência que a comunidade batizou com o nome de Nelson Poeta.

Após a entrega da praça Joca Leal, o prefeito destacou a importância de envolver a comunidade nos cuidados dos equipamentos públicos. “Esses espaços públicos são áreas em que as pessoas podem se encontrar e essa praça é tradicional aqui no largo de Casa Amarela. Este é um ponto que as pessoas usam dia e noite, os comerciantes também utilizam. Por isso, a nossa preocupação em entregar o quiosque totalmente reconstruído; a quadra ganhou nova proteção. Está tudo recuperado”, afirmou o prefeito. Sobre o Mais Vida nos Morros, que já beneficiou 2.200 famílias no Recife, Geraldo grifou o papel da Prefeitura de mobilizar a sociedade junto com os parceiros da iniciativa privada. “A gente estimula, traz os parceiros com os materiais, mas a comunidade é que faz a construção. E aí é onde ocorre a grande transformação da cidade”, acrescentou.

Para quem mora na localidade, a recuperação da praça chegou no momento oportuno. Alessandra dos Santos desde pequena e viu a praça se deteriorar. Neste sábado, ela levou a filha Kauanny, 2 anos, para brincar no parquinho. “Está muito melhor agora, porque antes não tinha balanço e os outros brinquedos estavam quebrados. A organização também melhorou, porque a praça estava muito suja e precisava desses cuidados”, contou.  A praça Joca Leal fica no largo comercial de Casa Amarela e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fez uma série de serviços na área. Foram realizadas ações de conserto de brinquedos, manutenção da iluminação, poda, limpeza e pintura. O investimento foi de R$ 22,9 mil.

Além da entrega da praça, a rua Santa Izabel, um dos principais acessos ao Alto Santa Isabel, ganhou nova iluminação. Este mês, a Prefeitura do Recife instalou 33 pontos de luz em LED na via. Para o morador Wellington José da Silva Freitas, 54 anos, a mudança chegou em boa hora para dar mais segurança e tranquilidade para quem vive no local. "Essas luzes deram outra vida para a rua. Quando liga parece que ficou dia. E aqui tava precisando, porque agora a gente consegue ver tudo", contou o morador.

MAIS VIDA NOS MORROS – As casas do Alto Santa Isabel já estão com um colorido diferente, com a passagem do programa Mais Vida nos Morros pela localidade. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas em janeiro. O projeto no Alto Santa Isabel contempla a pintura de aproximadamente 500 casas a instalação de hortas comunitárias, parklets, áreas de convivência, minhocários para compostagem do lixo orgânico, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas, tudo por meio do engajamento da população no cuidado com o próprio bairro. A iniciativa também fomenta o desenvolvimento econômico local. Além da transformação urbana e ambiental, serão implantadas ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado.