NOTÍCIAS

Administração | 16.12.20 - 18h24

2ª edição do Reuse.PCR premia secretaria amiga do patrimônio público

img_alt

Iniciativa estimula transferências de bens internamente para evitar compras desnecessárias e descartes irregulares (Foto: Cortesia)


Em sua segunda edição, o prêmio Reuse.PCR, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP), entregou nesta quarta-feira, 16, o troféu Amigo do Patrimônio Público à Secretaria de Educação Municipal. A pasta foi a que mais compartilhou bens no ano de 2020. Mesmo com todas as dificuldades geradas pela Pandemia da covid-19, foram ofertados 911 bens, o equivalente a mais de R$ 100 mil. O Reuse.PCR é uma ação que foi desenvolvida em 2019 e busca estimular as transferências de bens internos entre as Secretarias, de modo a evitar compras desnecessárias e descartes irregulares de bens móveis, melhorando, assim, a eficiência do uso do patrimônio público.

“Esse valor economizado com compras não leva em consideração a praticidade e a forma sustentável com que todo o processo é feito. Muitas vezes uma compra de uma cadeira leva mais de um mês para se concretizar e pelo Reuse.PCR pode ser efetuado em menos de  dois dias”, explicou o o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Múzzio. Bernardo D'Almeida, secretário de Educação do Recife falou sobre o prêmio, cujo troféu foi entregue no Gabinete da Seduc."Gostaria de parabenizar o esforço de toda a equipe que possibilitou ganharmos o prêmio Reuse.PCR. Esta é uma ação muito acertada da Secretaria de Administração, que além de estimular as transferências de bens internos entre as pastas, é uma iniciativa sustentável", comemorou.

O chefe da Divisão de Patrimônio da SADGP, André Santos exemplifica que, em 2019, foram ofertados mais de 627 bens – mesas, cadeiras, estantes, computadores, arquivos , entre outros -, somando mais de  R$ 230 mil em bens. A ação contribui com o bom uso do patrimônio público – maior frequência em disponibilizar bens móveis -, com o certificado Amigo do Patrimônio Público.  

Manual – Outra iniciativa da Divisão foi o Manual de Patrimônio da Prefeitura do Recife, que teve lançando neste mês de dezembro a sua 2° edição atualizada, um trabalho que uniu força tarefa de todas as Secretarias. O Manual de Patrimônio orienta sobre a utilização de qualquer bem patrimonial. O documento está disponível para downoload no portal municipal ( http://www2.recife.pe.gov.br/taxonomy/term/19377). 

Todas as informações de como proceder com relação ao patrimônio público municipal estão reunidas no Manual de Patrimônio, elaborado pela Divisão de Patrimônio. Lá, estão as orientações sobre utilização e destino dos bens móveis, imóveis, consumíveis, divisíveis, singulares, coletivos, entre outras tipificações, tudo com base na legislação que regulamenta a disposição de patrimônio público para qualquer fim.  “A realidade do Patrimônio era precária e, nesta gestão, a área foi reestruturada. O resultado podemos ver no trabalho de quem lida diretamente com o cidadão recifense”, afirmou o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Múzzio