Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.12.21 - 14h11

Com publicação de recursos deferidos no edital Bráulio de Castro, Prefeitura do Recife conclui divulgação dos aprovados na Lei Aldir Blanc

Ao todo, foram contemplados cerca de 600 projetos, nos cinco editais. Mais de 50% contemplados já receberam pagamentos. Neste sábado (18), será anunciado o resultado do edital cultural Recife Virado

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, divulgou, no Diário Oficial de hoje (16), a última lista de habilitados nos editais da nova etapa de execução da Lei Aldir Blanc na capital pernambucana, após avaliação dos recursos referentes ao Edital Bráulio de Castro – Prêmio de Criatividade.

Ao todo, foram contemplados cerca de 600 projetos, nos cinco editais, com mais de 50% dos aprovados já tendo recebido os recursos. Ao todo, está sendo executado um saldo remanescente de R$ 8,3 milhões, assegurados como recurso emergencial para os trabalhadores da cultura recifense, em função da pandemia. Os projetos aprovados compõem uma cuidadosa retomada cultural, na cidade de tantas tradições e vocações, somando-se aos que já foram aprovados nos editais do SIC, do Ciclo Natalino e da Rádio Frei Caneca. Os pagamentos serão concluídos ainda em dezembro.

Estes valores integram o montante de cerca de R$ 20 milhões, que terão entrado em circulação, do início deste semestre até os primeiros meses de 2022, em função dos 13 editais culturais que o poder público municipal está executando simultaneamente.

O próximo, que conclui a relação de editais, será o Recife Virado, um dos mais simbólicos passos dados pela gestão cultural da cidade, neste período de restrições, indo ao encontro de diversas categorias profissionais, que ficaram afastadas do pleno exercício de suas atividades por tanto tempo, em função de necessários protocolos. O Recife Virado, que registrou quase 2000 inscrições, terá resultado divulgado no próximo sábado (18).

Em diferentes etapas de realização e com tratativas iniciadas ou retomadas de julho para cá, esses chamamentos públicos alcançam um grande e diverso contingente de fazedores e fazedoras de cultura da cidade, atingindo, juntos, a marca de mais de 5.000 projetos inscritos. Boa parte deles virou ou vai virar programação e fruição cultural em breve, contemplando diversos mercados, cenas e linguagens culturais da cidade, cuja criatividade é chancelada até pela Unesco.