NOTÍCIAS

Infraestrutura | 16.12.21 - 14h05

Prefeitura do Recife entrega primeira etapa da revitalização da Praça do Sebo, no bairro de Santo Antônio

img_alt

Projeto Ativação Cultural Praça do Sebo reuniu uma força tarefa de Secretarias e órgãos municipais para realizar ações de requalificação em mobiliários e equipamentos do espaço. A ação, liderada pela vice-prefeita Isabella de Roldão, integra iniciativa do Recentro. (Foto: Brenda Alcântara/PCR)

 

Para celebrar os 40 anos da Praça do Sebo, no bairro de Santo Antônio, a Prefeitura do Recife entregou, nesta quarta-feira (15), a primeira etapa da revitalização do espaço, resultado do Projeto Ativação Cultural Praça do Sebo. A iniciativa foi viabilizada através da união de esforços de várias Secretarias e órgãos municipais para realizar ações como o restauro do piso de pedra portuguesa, instalação de novas lixeiras, pintura dos banheiros, bancos e postes e trocas de luminárias, entre outras melhorias. Na ocasião, também foi realizada a ativação cultural do local com apresentação do maestro Spok, declamação de textos pelo poeta Luna Vitrola e o lançamento do livro Flashes, do escritor Sidney Rocha. A entrega foi feita pela vice-prefeita Isabella de Roldão, a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, e o secretário-executivo de Inovação Urbana, Marcos Toscano. 

Nos últimos 20 dias, a Praça do Sebo passou por uma revitalização e ativação do local por meio de reuniões com os livreiros e ações integradas com as secretarias de Infraestrutura, de Inovação Urbana, de Turismo e Lazer e de Cultura, além da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), sob a coordenação da vice-prefeita Isabella de Roldão. O objetivo do projeto foi ativar a experiência urbana e recuperar a praça como espaço cultural no centro histórico do Recife. 

“Esse é um local sagrado, que tem que ter lançamento de livro, poesia, tem que ter vida. Temos que nos apropriar desse espaço e entender que a cidade é nossa. Onde há livro há troca”, afirmou a vice-prefeita Isabella de Roldão, que aproveitou o ensejo para parabenizar os livreiros que atuam na praça ao longo das últimas décadas.

Para a chefe do Gabinete do Recife do Recife, que coordena o Programa Recentro, Ana Paula Vilaça, a ativação da Praça do Sebo faz parte do processo inicial de revitalização do centro histórico da cidade. “Essa é uma obra emblemática de recuperação do Centro do Recife. É um local que tem história e tradição e a Prefeitura articulou, a partir de suas Secretarias e órgãos municipais, várias ações de melhoria e requalificação para trazer as pessoas e retomar a vivência da praça”, disse a gestora.

Além de alguns reparos, pintura e instalação de mobiliários urbanos, a iniciativa criou uma identidade visual presente nos novos letreiros instalados, nos boxes e na arte urbana distribuída nas paredes do conjunto edificado das lojas de livros e alegretes. Foi elaborada também uma proposta de um calendário de atrações culturais para fortalecer a visibilidade, a expressão cultural e a identidade da praça, promovendo mais segurança e preservação do local. 

De acordo com Marcos Toscano, a Praça do Sebo é um lugar relevante afetivamente para o recifense. “A ideia é estimular a vivência no centro. É uma experiência urbana de ativação cultural, fruto da união de vários órgãos da Prefeitura para requalificar o espaço, para que a população possa se apropriar dele”, esclareceu o secretário-executivo de Inovação Urbana do Recife.

HISTÓRIA E HOMENAGEM - A Praça do Sebo foi fundada em 26 de agosto de 1981 e, desde sua existência, abriga 19 boxes que vendem livros raros, novos e usados. O escritor Liêdo Maranhão era frequentador assíduo do local e mantinha uma relação de proximidade com os sebistas - até escreveu sobre eles em algumas de suas obras. Atualmente, o desejo dos livreiros é propor uma homenagem ao escritor, solicitando à Câmara Municipal para que a praça receba o nome da personalidade. Alguns donos de sebo da época da inauguração do local continuam até hoje, a exemplo do Seu Augusto, que viu o lugar ir se transformando ao longo dos anos. “Essa reforma veio transformar a praça em uma nova praça. E eu nunca vi, durante 40 anos, uma transformação tão grande”, conta ele. 

A chegada na praça é uma viagem no tempo por ruelas delimitadas por um charmoso conjunto arquitetônico no estilo art déco da década de 1940, que abraça a praça e compõe a paisagem nostálgica. O local também faz parte do Circuito da Poesia da cidade, com a presença da estátua do escritor Mauro Mota.

A proposta da intervenção foi feita a partir de reuniões com os livreiros - que tiveram início no mês de setembro deste ano, onde eles puderam contribuir com sugestões de melhorias e com a validação do projeto. O sonho de realizar uma identidade visual para a Praça do Sebo foi realizado e a comodatária do box do Recanto dos Alfarrabistas, Cátia Salles, ficou orgulhosa. “A identidade da Praça do Sebo ficou show de bola em todos os aspectos! Ficou lindo! Fiquei muito emocionada!”, afirma a sebista. 

Mais informações sobre a intervenção:

Identidade Visual: A partir de visitas a campo e pesquisas sobre o projeto inicial da Praça do Sebo, observou-se a presença de elementos que evocavam a arte de xilogravura e do Cordel, como os primeiros letreiros instalados em 1981 que eram em madeira entalhada, técnica utilizada para a xilogravura, e à vista alguns quadros decorativos e folhetos de cordel expostos nos boxes existentes. Ademais, um movimento de ativação cultural realizado em anos anteriores chamado "Movimente Praça do Sebo” também tinha a identidade inspirada no cordel. Como forma de resgatar um pouco dos elementos originais e fortalecer a cultura popular em um espaço tão representativo dentro do universo literário, criou-se a marca da Praça, dos letreiros e da arte urbana em referência à xilogravura e ao cordel. A identidade visual foi um trabalho conjunto entre a Secretaria de Turismo e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana.  

Pintura: Os 19 boxes existentes na praça receberam pintura nas fachadas e portas. Além disso, alegretes, gradis e mobiliários urbanos foram repintados.

Obras de infraestrutura: Pela Emlurb foram executadas a complementação do piso de pedra portuguesa, recuperação de gradis e alegretes, instalação de 8 luminárias de poste na Rua Alarico Bezerra e poda das árvores. Além disso, a Secretaria de Inovação Urbana revitalizou a entrada do banheiro público e realizou alguns reparos nos tetos e paredes internas dos sanitários.

Limpeza: A Emlurb realizou a lavagem do piso e a retirada de entulhos do corredor de serviços localizado na parte posterior dos boxes.

Arte Urbana: Todos os alegretes receberam arte urbana e, além disso, painéis na entrada da Praça e no hall de entrada do Banheiro Público foram criados também com a inspiração na arte da xilogravura.  

Letreiro: Os letreiros dos 19 boxes foram redesenhados com a nova identidade visual proposta e 45 metros de adesivo foram instalados na estrutura existente criando unidade no conjunto edificado e transferindo maior identidade ao local.

Mobiliário Urbano: 4 papeleiras foram instaladas na praça pela Emlurb.

Plantio em alegretes: Os cinco alegretes receberam o plantio das seguintes espécies: Zebrina, Jibóia, Alamandas e Moreia e foram preenchidos com 2 m³ de composto.