Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Mulher | 16.12.22 - 12h03

Prefeitura do Recife reforça importância dos cuidados com a saúde da mulher no período da menopausa

Cuidados básicos com a saúde, como a prática de exercícios, alimentação saudável e melhora na qualidade do sono são formas de alívio dos sintomas da menopausa, período que ocorre após a interrupção natural da menstruação e costuma começar em torno de 51 anos de idade

O climatério corresponde à transição da mulher do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, ocorrendo habitualmente entre os 40 e 65 anos, e é considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico. Fenômeno natural, a menopausa, marco do período climatérico, acontece um ano após o último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação, e é o momento em que a mulher pára de produzir óvulo e ocorre, geralmente, entre os 48 e os 51 anos de idade - antes disso, por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. No Recife, 185.450 pessoas do sexo feminino entre 40 e 65 anos são cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Essa fase impõe várias modificações no corpo que podem ou não provocar queixas. As principais são: calor (fogachos), sudorese, calafrios, palpitações, dor de cabeça, tontura, alteração no humor, insônia, dificuldade de concentração e baixa libido. A ginecologista obstetra e técnica da Política de Saúde da Mulher do Recife, Cinthia Komuro, destaca que independente da ausência ou presença de sintomas, o acompanhamento profissional é essencial. “A atenção à mulher que está passando pelo climatério se mostra importante não apenas para o alívio das queixas, mas também para que haja uma assistência sistemática que vise a promoção da saúde, o diagnóstico precoce, o tratamento dos agravos e a prevenção de danos”, explica.   

Cuidados básicos com a saúde, como a prática de exercícios, alimentação saudável e melhora na qualidade do sono são formas de alívio dos sintomas. No Recife, a Rede Municipal conta com três unidades de saúde equipadas com ambulatórios voltados para assistência às mulheres que estão passando pela fase de climatério, são eles: Ambulatório Especializado da Mulher (Amem), que funciona dentro da Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira; Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado; e Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. Os três locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ter acesso aos serviços, a mulher deve procurar a sua unidade de referência para passar por consulta com um médico generalista, que vai avaliar a necessidade de encaminhamento para um dos três ambulatórios.

Os locais dispõem de equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros e psicólogos, especializadas no acompanhamento de mulheres que estão vivenciando o climatério. Durante os atendimentos, as pacientes recebem orientações sobre os tratamentos oferecidos pela Rede Municipal de Saúde e qual o mais adequado para sua necessidade, além de serem direcionadas para realização de exames preventivos.

ASSUNTOS: