Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.12.22 - 21h17

Projeto Recife Ama o Frevo celebra 10 anos de patrimonialização do ritmo pela Unesco

img_alt

Programação, que tomará conta de ruas e mercados da cidade, começa neste sábado (17), a partir das 12h e segue até o próximo mês de fevereiro. (Foto: Rafa Medeiros/Arquivo PCR)

 

Na cidade onde tantos ritmos e tradições culturais se encontram, pastoril e frevo dividirão espaço na agenda cultural das próximas semanas. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai espalhar os clarins de Momo pelas ruas e mercados, com a programação do projeto Recife Ama o Frevo, que celebra 10 anos de patrimonialização do ritmo que é embaixador da cultura recifense e ainda prepara os corações recifenses para o Carnaval que vem aí, matando dois anos de saudade.

 

Amanhã (17), a programação começa das 12h às 14h, nos mercados da Madalena, Encruzilhada, Boa Vista e Cordeiro, com apresentações de orquestras de frevo. A partir das 14h30, o bairro de São José, berço do carnaval de rua da capital pernambucana, recebe um cortejo de blocos, passistas e orquestras, para celebrar o frevo que é do Recife e da humanidade.

 

A concentração de passistas, orquestras, blocos e clarins será na Praça da Independência, paisagem que emoldurou importantes capítulos da história do Carnaval do Recife, sagrando-se o QG do Frevo, entre os anos 1930 e 1950, por garantir palco e protagonismo ao ritmo e seus defensores, em desfiles e concursos, muito prestigiados pela população e pela imprensa de então.  

 

A partir das 15h, o cortejo segue arrastando a alegria resistente do frevo pelas ruas da cidade, ao som de orquestras de metal, até o Pátio de São Pedro, onde haverá apresentações de orquestras de pau e corda e corais, desfile de blocos e flabelos e evoluções de passistas.

 

Entre as atrações e agremiações que farão parte da celebração, estão blocos e orquestras, como Quero Mais, Cordas e Retalhos, Boêmios da Boa Vista e O Frevo é, que participaram da comitiva recifense que esteve em Paris, em 2012, para acompanhar a cerimônia da Unesco, na qual o frevo foi declarado Patrimônio da Humanidade.

 

Nos quatro mercados, o frevo seguirá embalando as tardes de sábado até o próximo mês de fevereiro, quando tomará conta de toda a cidade.

 

As programações são gratuitas e abertas ao público, assegurando palco para as atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval, executado pela Prefeitura do Recife.

 

Patrimonialização - O frevo sagrou-se Patrimônio Cultural da Humanidade no dia 5 de dezembro de 2012, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco, em Paris. Naquela ocasião, o frevo foi a única expressão da cultura brasileira entre 35 candidaturas de todo o mundo.

Mais antigo é o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, conferido ao frevo pelo Iphan em 2007, ano do seu centenário. O título foi revalidado no último mês de agosto, durante a 96ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.