NOTÍCIAS

Cultura | 17.01.12 - 13h36

Prefeitura abre seleção para projetos de qualificação profissional da Secretaria Especial da Mulher

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher, abriu processo de seleção pública das entidades e projetos para execução de ações de qualificação social e profissional no âmbito das temáticas de cidadania e direitos humanos, relações de gênero e violência contra a mulher e de empreendedorismo.

A instituição selecionada será responsável pelo gerenciamento e execução do Projeto Mulheres Construindo Caminhos, que consiste na realização do Curso de Criação e Montagem de Bijuterias destinado a 120 mulheres em situação de violência doméstica e sexista. O público-alvo são as usuárias atendidas pelo Centro de Referência Clarice Lispector e pela Casa Abrigo Sempre Viva do Recife. O processo de seleção terá duas etapas: o credenciamento das entidades e a etapa de classificação.

O edital com todos os termos foi publicado no Diário Oficial do Município deste sábado (14). As entidades e órgãos interessados em participar do processo de seleção devem entregar as propostas de projetos em dois envelopes lacrados, até a próxima sexta-feira (20), na própria Secretaria Especial da Mulher (8ª andar da Prefeitura do Recife - Cais do Apolo, 925 – Bairro do Recife), das 8h às 17h.

Podem participar da seleção entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos; centros e institutos federais de educação profissional e tecnológica; escolas públicas profissionais e técnicas federais, estaduais e municipais, ou escolas de ensino médio integrado à educação profissional. Também as centrais sindicais, confederações empresariais e de trabalhadores, além de instituições de setores sociais organizados.

As propostas serão analisadas, entre os dias 23 e 27 deste mês, por um comitê integrado por três técnicas da pasta Especial da Mulher, de uma integrante da coordenação do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo, e de uma representante do Conselho Municipal da Mulher. O resultado da instituição que apresentar o melhor projeto do Curso de Criação e Montagem de Bijuterias será divulgado no início de fevereiro.

Orçado em R$ 133 mil, o curso será executado em nove meses e terá 12 oficinas temáticas e quatro módulos de montagem e criação das bijuterias com uma carga de 108 horas aula. A parte prática da atividade consiste ainda, além das diversas técnicas que serão utilizadas na confecção e montagem dos produtos, numa exposição de toda a produção das mulheres durante o curso.