NOTÍCIAS

Cultura | 17.01.14 - 15h05

Pacto Pela Vida do Recife é expandido para novos bairros

[caption id="attachment_42764" align="aligncenter" width="680"] Nesta sexta (17), o prefeito detalhou os resultados do PPVRec, que alcançou 24% de redução dos CVLI em 2013. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Com seis meses de atuação desde o seu lançamento, o Pacto Pela Vida do Recife ampliou os bairros prioritários do programa. Pina, Imbiribeira e Vasco da Gama se juntam a outras 12 localidades prioritárias - no início eram 13, no entanto o bairro de São José deixou de integrar a lista porque não apresentou nenhum homicídio desde a vigência do PPVRec. Com a ampliação, 15 bairros serão beneficiados com o projeto. O anúncio foi detalhado, na manhã desta sexta-feira (17), pelo prefeito Geraldo Julio, durante a primeira reunião do Pacto em 2014, que serviu também para comemorar o ano mais seguro do Recife, desde 1983, com a redução de 24% nos CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais).

"Esse resultado representa a entrada definitiva da Prefeitura em uma política de segurança municipal. O Recife é a única capital do país que tem uma política desse tipo. Nós cuidamos da limpeza, tiramos entulhos, carcaças de carros, além de outras ações que se somam aos esforços que estão sendo feitos por outros entes, como o Governo de Pernambuco. São ações que trazem resultados por que são executadas de forma integrada com foco em um único objetivo: transformar a nossa cidade em um local mais seguro para se viver", afirmou Geraldo Julio, que liderou a reunião realizada em seu gabinete.

Em 2013, 144 vidas foram salvas e durante 140 dias não foram registrados nenhum homicídio na capital pernambucana. O número representa quase o dobro dos resultados obtidos em 2012. Entre os bairros prioritários do Pacto, o Ibura e a Cohab alcançaram os melhores índices de redução nos CVLI, sendo 64% e 39,5% respectivamente. A meta para 2014 é reduzir 12% em toda a cidade. Já sobre a ampliação do programa, a iniciativa contemplará os bairros do Pina, Imbiribeira e Vasco da Gama, pois registraram, 14, 16 e 19 assassinatos respectivamente durante este ano, o que os tornam vulneráveis à violência.

Na ocasião, o prefeito do Recife reiterou a importância das ações contínuas, bem como a implementação de políticas públicas sociais para garantir o sucesso do projeto. "Estamos atuando de forma organizada e integrada, inclusive, com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Por isso, fizemos do Recife a capital mais segura do Nordeste. A nossa cidade já foi a mais violenta do país e, agora, está entre as três mais seguras. Continuaremos firmes fazendo esse trabalho que a Prefeitura se engajou em 2013", assegurou Geraldo.

Presente ao ato, o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, explicou que o mais importante não são apenas as metas, mas o pioneirismo do Executivo Municipal em ter uma política de segurança pública, o que é essencial para a melhoria da vida na cidade. "O município entra em cena para combater esse, que é um problema que vem crescendo na maioria das cidades do Brasil. Se continuarmos assim, teremos resultados ainda melhores. O Pacto Pela Vida do Recife vai deixar um importante legado para a cidade", pontuou.

BAIRROS PRIORITÁRIOS - Além do Pina, Imbiribeira e do Vasco da Gama, os outros bairros prioritários são: Água Fria, Campo Grande, Ibura, Cohab, Torrões, Ilha Joana Bezerra, Jardim São Paulo, Várzea, Areias, Dois Unidos, Nova Descoberta e Afogados. Em 2013, 51% dos homicídios aconteceram nestes bairros.