Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.01.19 - 19h14

Unidades de saúde da PCR realizam ação de combate à hanseníase

Atividades acontecerão ao longo da semana e estão dentro da programação do Janeiro Roxo, campanha mundial de conscientização sobre a doença.

Unidades de saúde da família (USF) da Prefeitura do Recife realizarão, entre segunda (21) e sexta-feira (25), ações de busca ativa de casos suspeitos, em alusão à Campanha Mundial de Combate à Hanseníase – que acontece anualmente sempre no último domingo de janeiro. O principal objetivo do Janeiro Roxo, como também é conhecida a campanha, é garantir o diagnóstico precoce e tratamento oportuno aos pacientes. A programação completa está disponível aqui.

Durante a semana, cada USF montará sua programação, que deverá ter atividades educativas, com palestras em sala de espera, e atendimento para avaliação dos sintomáticos dermatoneurológicos (teste de sensibilidade). Antes do atendimento na unidade, os profissionais vão realizar busca ativa nas comunidades, para realizarem a triagem dos moradores com mancha suspeita de hanseníase. Em seguida, eles serão convidados a comparecerem à unidade, onde acontecerá o atendimento clínico.