Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 17.01.23 - 21h13

GO Recife: inscrições em cursos de qualificação nas 17 escolas profissionalizantes passam a ser feitas pela plataforma

img_alt

Prefeitura também assinou convênio com o Senac para oferecer mais de 1,7 mil vagas de aperfeiçoamento em 34 cursos geridos pelo programa Qualifica Recife. (Foto: Divulgação)


Atualmente, um dos maiores gargalos para a empregabilidade é a falta de qualificação necessária para o preenchimento dos postos de trabalho. Por isso, a Prefeitura do Recife está investindo na qualificação da mão de obra da população, com o objetivo de melhor atender às necessidades do mercado e, assim, gerar mais emprego e renda. Para facilitar o acesso aos cursos de qualificação, a partir da próxima segunda-feira (23), as inscrições para as mais milhares de vagas oferecidas nas 17 escolas profissionalizantes da cidade, passam a ser realizadas, exclusivamente, na plataforma GO Recife.

A plataforma GO Recife é acessada por meio do aplicativo do Conecta Recife ou site (https://gorecife.recife.pe.gov.br/), onde o usuário deve ter seu login e senha cadastrados. Caso ainda não possua, será necessário baixar o aplicativo e realizar o cadastro. Ao entrar na plataforma, o interessado vai encontrar no menu principal a opção "cursos". Na aba, estará disponível a lista de cursos profissionalizantes, nome e endereço das escolas, além do período da capacitação, carga horária, turno, quantidade de vagas, idade mínima, entre outras informações. Ao finalizar a inscrição, o candidato à vaga receberá uma mensagem já com a data para realizar a matrícula presencialmente na escola escolhida, assim como a relação de documentos necessários à matrícula.  

Segundo a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves, este ano a meta é qualificar quatro mil alunos na cidade. Para isso, a Prefeitura do Recife está realizando parcerias com o setor privado e investindo na infraestrutura das escolas, inclusive com aquisição de novos equipamentos. “Estamos trabalhando para oferecer todo suporte para uma melhor formação”, destacou Adynara.

SENAC - Outra novidade anunciada pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional é a parceria entre a Prefeitura do Recife e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao longo deste ano, serão oferecidas mais de 1,7 mil vagas de aperfeiçoamento e qualificação profissional em 34 cursos que serão geridos pelo programa Qualifica Recife e ministrados nas escolas profissionalizantes do município. As inscrições para estes cursos serão disponibilizadas, em breve, também na plataforma GO Recife.

O contrato foi celebrado com a presença de Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Também estiveram presentes Marcos Vieira, assessor Jurídico Especial da STQP; Regivan Dantas, diretor Regional do Senac-PE; Maria Goreth, diretora de Projetos Estratégicos da instituição; e Eliezio Silva, diretor de Educação do Senac-PE.

Dentre os cursos disponíveis estão os de Artesanato com Material Reciclado, Design e Confecção de Bolsas, Gestão Financeira, Bolos e Doces Regionais, Mindset Empreendedor, Prospecção de Clientes, Técnicas de Confeitaria, entre outros. Esta é a segunda parceria entre a instituição e a Prefeitura. Em setembro de 2022, um acordo firmado entre ambas resultou em 770 vagas em mais de 30 cursos profissionalizantes para a população da cidade.

ASSUNTOS: