NOTÍCIAS

Cultura | 17.02.15 - 11h57

Terça-feira Gorda marca despedida do maior carnaval da história do Recife

O prefeito Geraldo Julio colocou o folião como responsável pelo sucesso do Carnaval 2015

O Recife se despede oficialmente do maior carnaval da história da cidade com a marca da intensa participação popular. Durante os cinco dias da folia, milhares de pessoas lotaram as ruas, praças e parques para viver o reinado de Momo preparado pela Prefeitura. Na programação, o destaque fica para os artistas da terra, que marcaram presença em 98% da grade de apresentações. Nesta Terça-feira Gorda (17), o prefeito Geraldo Julio esteve, ao lado da sua família, nos polos de Jardim São Paulo e no Marco Zero e afirmou que o folião foi o grande protagonista da festa.

“A gente viveu o maior e melhor carnaval que o Recife já teve. Eu visitei a cidade inteira e levei a minha família também para se divertir. Em cada canto, vi a alegria de quem estava curtindo o carnaval e a alegria maior ainda dos artistas que estavam se apresentando. Estou muito feliz com o resultado da festa este ano. Espero que todos tenham gostado muito”, afirmou o prefeito Geraldo Julio, que desde a abertura da folia fez uma maratona de visitas aos polos descentralizados espalhados por toda a cidade.

Em Jardim São Paulo, o prefeito prestigiou a apresentação da Orquestra Metais. O gestor fez questão de assistir o show ao lado do povo, na praça do bairro, e cumprimentou todos os foliões. Moradora da região há 20 anos, Ana Pereira, 50 anos, afirmou que nunca viveu um carnaval tão bom ao lado da sua casa. “Eu brinquei o carnaval aqui, ao lado da rua onde moro. Me animei ainda mais e participei os cinco dias junto com amigos e familiares. A Prefeitura arrasou”, comentou a dona de casa.

Nesse sentido, Geraldo Julio reiterou a importância da festa, principalmente, pelo fortalecimento e ampliação dos polos descentralizados e a valorização dos artistas da terra. “Nós temos o maior festival de música e dança do mundo inteiro. Não existe um festival aqui ou em outros países que junte tantos artistas. São 2 mil apresentações; quase 70 polos funcionando durante os cinco dias da folia em toda a cidade”, concluiu. Este ano, dois novos focos da folia foram criados: o Quartel General do Frevo, na Praça da Independência, e o infantil, no Parque da Macaxeira.

A última parada desta noite foi no Marco Zero. No palco, o comando ficou por conta do Maestro Forró com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e participação de Ed Carlos. Quem encerrou a noite no polo principal foi Alceu Valença e Elba Ramalho. Apesar do término oficial da folia ser hoje, o polo de Casa Amarela recebe na Quarta de Cinzas, às 21h30, a banda Tribo de Jah.

ASSUNTOS: