Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 17.02.22 - 18h04

Prefeitura do Recife retira 80 toneladas de ferro-velho das margens da BR-101, na Guabiraba

img_alt

Ação conjunta da Secretaria Executiva de Controle Urbano e Emlurb para desobstrução do passeio público durou 30 dias (Foto: Secon/Divulgação)

Em ação conjunta realizada ao longo dos últimos 30 dias, a Secretaria Executiva de Controle Urbano da Prefeitura do Recife - ligada à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), retiraram, das margens da BR-101, no bairro da Guabiraba, um total de 80 toneladas de ferro-velho e 20 toneladas de lixo, além de 16 carcaças e 13 chassis de caminhões abandonados. A iniciativa teve como objetivo ordenar o espaço público, uma vez que os moradores da área reclamavam da obstrução no passeio causada pelos entulhos. Além disso, também de acordo com a população, a visão dos condutores para as placas de trânsito era prejudicada.

Os trabalhos começaram há 30 dias, quando Secon e Emlurb foram à Guabiraba alertar os proprietários de ferro-velho para a necessidade do ordenamento na área. "Pedimos para que fossem retirados os entulhos do passeio público, dando a eles o prazo de 30 dias até a estrutura do município realizar a desobstrução do local. A maior parte dos comerciantes entendeu a colaborou para esse ordenamento, mas os que não contribuíram tiveram o material recolhido", explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

Segundo ela, a ação teve total apoio da população que vive e circula pelo entorno da Guabiraba. "Recebemos muitas queixas de que esse material todo acumulado era utilizado para consumo de drogas, além de esconderijo para pessoas que praticavam assaltos na área. Sem contar o fato de que se constituem em focos para o mosquito Aedes aegypti", explica. "Ao final do processo, recebemos muito apoio dos moradores".

Após a retirada dos entulhos das margens da BR-101, equipes da Emlurb seguirão no local, nos próximos dias, para realizar a limpeza e pintura dos canteiros. "Nessa ação conjunta nós fomos auxiliar a Secon com o trabalho de 20 ajudantes na limpeza, além de cinco caminhões e uma pá carregadeira. Após a iniciativa, a gente espera também poder contar com a ajuda da população para manter a área limpa, e as pessoas inclusive podem ligar para o 156, solicitando os serviços da Emlurb", lembrou Avelino Pontes, gerente geral de Fiscalização e Limpeza da autarquia.