NOTÍCIAS

| 17.03.13 - 20h45

“Praia sem barreiras” chega para promover cidadania nas areias de Boa Viagem

[caption id="attachment_32353" align="aligncenter" width="680"] Com as cadeiras anfíbias, pessoas portadoras de deficiência podem tomar banho de mar de forma segura. (Foto: Andréa Rêgo Barros)[/caption]

As pessoas com deficiência ganharam uma opção de lazer seguro na praia de Boa Viagem, no Recife. Uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Uninassau, o projeto “Praia sem Barreiras” foi lançado neste domingo (17) pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Eduardo Campos. A iniciativa consiste em uma grande arena de acessibilidade, que funcionará de quinta a domingo, em frente ao Internacional Palace Hotel. A PCR será uma das administradoras do equipamento, que conta com uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, quadra para prática de vôlei sentado, três piscinas para lazer de crianças, tendas de fisioterapia e enfermagem, além de seis cadeiras anfíbias para banho assistido.

Assim que chegou à praia, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, do governador e de secretários municipais, Geraldo Julio fez questão de cumprimentar os cadeirantes que já estavam sendo organizados para tomar banho de mar. Aniversariante do dia - ele completou 42 anos -, o prefeito foi bastante saudado por todos que estavam na praia. Antes dos parabéns, Geraldo e Eduardo Campos jogaram uma partida um vôlei sentado na arena.

[caption id="attachment_32380" align="aligncenter" width="680"] A iniciativa consiste em uma grande arena de acessibilidade, que funcionará de quinta a domingo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito classificou o projeto como muito importante para fazer com que os recifenses exerçam a sua cidadania. “É uma ação importante que dá qualidade de vida às pessoas com deficiência, oferecendo oportunidade do que sempre foi um sonho para elas: tomar banho de mar e curtir um pouco a praia. Se a gente tem direito, todo mundo tem que ter", destacou Geraldo Julio.

“Aqui é um acesso ao direito que estava sendo limitado para várias pessoas durante anos. Queremos que esse projeto esteja em outras belas praias de Pernambuco também", pontuou Eduardo Campos, que já lançou o "Praia sem barreiras" em Fernando de Noronha.

Para que o projeto fosse viabilizado, a Prefeitura realizou uma série de serviços no entorno da área. O Executivo Municipal implantou a primeira rota com níveis de acessibilidade do bairro de Boa Viagem. A obra permitirá às pessoas com deficiência motora e de mobilidade reduzida o acesso à praia. A rota sai da parada 15, situada na Avenida Conselheiro Aguiar, e vai até o Internacional Palace Hotel, na Avenida Boa Viagem. No total, o percurso tem 300 metros de comprimento. Também foram construídas 11 rampas, sendo cinco na Avenida Boa Viagem, quatro na Rua dos Navegantes e duas na Avenida Conselheiro Aguiar.

[caption id="attachment_32382" align="aligncenter" width="680"] Além de seis cadeiras anfíbias, o equipamento conta também com três piscinas para lazer de crianças. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura também restaurou as calçadas da Rua Bruno Veloso, desde a Avenida Conselheiro Aguiar até à Avenida Boa Viagem, incluindo a colocação de piso portátil – utilizado para orientar deficientes visuais. Também foram implementadas outras oito rampas para facilitar a travessia ao longo da rua; duas rampas nas vagas para deficientes na Avenida Boa Viagem, bem como a colocação de corrimão em aço inox na rampa de descida e escadaria de acesso à areia da praia.

Com o objetivo de garantir que os deficientes visuais atravessem a rua com segurança, a PCR instalou dois semáforos sonoros; um na esquina da Rua dos Navegantes com a Bruno Veloso, e outro na Avenida Boa Viagem com a Bruno Veloso.

Vítima de um acidente de carro, Maria Tereza, 50, perdeu os movimentos das duas pernas aos 30 anos. Emocionada, Maria revelou que não existem palavras que expressem o sentimento de alegria e confiança que estão em seu coração. “Estou muito emocionada. Pensei que nunca mais teria condições de tomar banho de mar novamente, de forma segura”, disse.



CAPACITAÇÃO – A secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife já capacitou 35 barraqueiros do entorno onde o projeto está instalado. Dois quiosques já receberam orientações sobre acessibilidade, além de um cardápio em braile. A ideia é promover e sensibilizar os trabalhadores da área para garantir um bom atendimento às pessoas com deficiência.