NOTÍCIAS

| 17.03.15 - 09h45

​Comércio de pescados no foco da Vigilância Sanitária do Recife

Orientações chegaram aos donos de supermercados e mercadinhos. Fiscalização tem início na próxima semana. (Foto: Divulgação)

Com a proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife alerta comerciantes de pescados para redobrar os cuidados com os produtos. Durante reunião, nesta segunda-feira (16), donos de supermercados e mercadinhos receberam orientações sobre as exigências dos órgãos fiscalizadores. O Ministério Público de Pernambuco e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) também participaram do encontro.

De acordo com a nutricionista e chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo, muitas das práticas comuns nos locais de venda não são adequadas. “A superfície (tábuas, bancadas e mesas) onde são manipulados os peixes, por exemplo, não podem ser de madeira, devem ter revestimento com material adequado, para facilitar a limpeza. Também não é permitido embrulhar o pescado diretamente em jornal. O produto deve ficar no meio do gelo em escama, para evitar a proliferação de microrganismos”, explicou.

A Vigilância Sanitária inspeciona, no Recife, 11 (onze) fábricas de gelo. Para funcionar, as indústrias devem estar em dia com a legislação e apresentar licença sanitária para funcionar. Um dos problemas apontados pela Visa é que alguns comerciantes querem vender peixe de forma improvisada, somente durante este período, não cumprindo com as normas estabelecidas. “A Vigilância vai intensificar as fiscalizações e vai contar com a ajuda dos consumidores, que agora estão mais exigentes”, afirmou Adeílza Ferraz, gerente de Vigilância Sanitária do Recife.

De acordo com o chefe da Unidade de Inspeção da Adagro, André Sérgio Dias, o órgão também vai exigir qualidade dos produtos. “O nosso trabalho vai se somar ao da Visa, portanto, vamos verificar transporte, armazenamento e exposição, para garantir que o produto chegue seguro ao consumidor”, disse.

A Operação Pescado começa na próxima semana e vai fiscalizar peixarias, mercados públicos e supermercados e mercadinhos de toda a cidade. Nesta terça-feira (17), permissionários de boxes do Mercado de Afogados vão receber as orientações. Na próxima sexta (20), a ação educativa chegará aos comerciantes do Mercado de São José.