Prefeitura entrega mais 160 certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas
Até o momento, a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas habilitou 1.502 agentes para falar sobre o tema sem barreiras
Mais 160 pessoas receberão certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas, do projeto Formação Comunitária (FOCO) da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), nesta sexta-feira (18), às 9h, no Centro da Juventude de Santo Amaro (CJ), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado. Na ocasião, a secretária Aline Mariano também entregará ao centro o selo que reconhece municipalmente o local como espaço de prevenção às drogas. Em duas semanas, 16 turmas foram habilitadas para o fortalecimento de uma cultura de proteção e prevenção aos danos e agravos decorrentes do uso, abuso e/ou dependência de drogas. Até o momento, 1.502 agentes foram habilitados.
De acordo com a gerente de Prevenção, Sulamy Borba, “chegamos ao CJ através do Comitê Local de Recuperação de Situações de Risco que se reúne quinzenalmente para realizar ações intersetoriais em conjunto com várias secretarias municipais que tenham serviços no território. Nessas reuniões, responsáveis por identificar e estudar casos do próprio bairro, ligados à temática das drogas, verificamos que no Centro da Juventude havia usuários que demandavam a formação”, explica. “A diferença de um FOCO para não usuários para um grupo de usuários é que estes têm a prática do consumo e com a informação, tomam consciência dos danos e agravos que as drogas causam. Muitos deles repensam no uso e outros iniciam uma reflexão, mas são momentos diferentes, que dependem de cada um”, completa Sulamy.
O FOCO é um projeto de intervenção no território para prevenção do uso, abuso do crack e outras drogas com proposta de trabalho voltada para ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive. “A SECOD está no território, nas seis Regiões Político Administrativas da cidade, realizando um trabalho integrado para transformar a realidade social do Recife. Todos nós sabemos que este enfrentamento às drogas é algo que tem que ser feito diuturnamente”, ressalta a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Aline Mariano.
A Formação contempla três módulos: “Aspectos gerais sobre as drogas”; "Prevenção às drogas e outros cuidados" e "Redução de danos e riscos, território e rede".