Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 17.03.22 - 18h47

Prefeitura do Recife promove debate sobre mobilidade urbana e gênero

img_alt

Encontro online foi transmitido no perfil do YouTube da Secretaria da Mulher do Recife nesta quarta-feira (16) (Foto: Iggor Gomes/PCR)

Para fomentar a igualdade de gênero na mobilidade urbana, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria da Mulher (Semul), promoveu, nesta quarta-feira (16), o debate “Como ela se move: autonomia financeira, mobilidade e segurança”. O encontro foi mediado pela gestora de educação para o trânsito, Marcela Assis, e contou com a presença da presidente da CTTU, Taciana Ferreira; a gerente geral de mobilidade humana da CTTU, Marília Pina e da engenheira e mestra em transporte, Cecília Sabat.

De acordo com a Pesquisa Origem e Destino de 2018, as mulheres representam 54,18% dos deslocamentos realizados a trabalho. Ainda assim, somam apenas 19,7% das pessoas entre os ciclistas. No que diz respeito aos ônibus, as mulheres são 63% das passageiras. Em táxis e transportes por aplicativos também são maioria 73,34% e 51,8%, respectivamente. Quanto aos carros particulares, as mulheres representam 52,23% das viagens. “A forma como as mulheres se movem na cidade é claramente diferente da dos homens. Por exemplo, com os dados da Pesquisa de Origem e Destino, nós sabemos que o percurso da mulher é mais longo porque tem demandas como a de deixar os seus filhos nas escolas. Isso deve ser levado em conta no planejamento de uma cidade que acolha todas as pessoas.”, destacou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A programação fez parte da campanha da CTTU para conscientização sobre igualdade de gênero na mobilidade, realizada durante o mês de março. Entre as ações, estiveram o lançamento do Primeiro Manual Prático de Como Não ser um Babaca no Trânsito, distribuído nas redes sociais e na forma física em pontos de interesse público, como parques, mercados e praças.

IGUALDADE DE GÊNERO - Em 2021, o Recife passou a ser a primeira capital a adotar a paridade de gênero na composição do secretariado. Na gestão de mobilidade, as mulheres chegam a ser maioria no Recife, com um quadro institucional no qual mais de 70% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Esse posicionamento levou à implantação de projetos de mobilidade que favorecem diretamente as mulheres ao mexerem, também, na ocupação do espaço urbano e atraírem pedestres e ciclistas aos locais que antes tinham espaço apenas para os veículos. Com o aumento de pessoas na região, existe, também, o aumento da segurança pública. Outro diferencial são as políticas de mobilidade voltadas para a primeira infância, que dão segurança viária aos responsáveis pelas crianças mais novas, em sua maioria, mulheres. A Zona 30 da Ilha do Leite, por exemplo, proporcionou ampliação da área de pedestres e implantação de uma nova rota cicloviária nas proximidades de escolas no bairro. Foi implantado, também, um redesenho urbano no entorno da Praça de Campo Santo, em Santo Amaro, que beneficiou a travessia de pedestres estudantes da área. Na proximidade de parques como o da Jaqueira e o Treze de Maio foram implantadas novas ciclofaixas e, ainda, redesenho urbano com adequação de velocidade regulamentada nas vias do entorno. Esses projetos contemplam crianças e seus responsáveis e garante o fomento à mobilidade ativa desde a infância.

SECRETARIA DA MULHER DO RECIFE - A Política Municipal para a Mulher é realizada de forma transversal, orientada pela concepção da intersetorialidade e complementaridade, através de diversas políticas públicas, a exemplo da política municipal da Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, de Empreendedorismo, dentre outras. A Secretaria da Mulher desenvolve seus programas, projetos, serviços e ações específicas distribuídas na sua estrutura organizacional entre a Gerência Geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher e a Gerência Geral de Desenvolvimento Sustentável e Inovação para a Igualdade de Gênero. Estas duas áreas de trabalho planejam e executam suas atividades em eixos de atuação - prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, formação para a igualdade de gênero e fortalecimento socioeconômico da mulher.

Serviço:

Centro de Referência Clarice Lispector:

Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. Equipe multidisciplinar atende mulheres vítimas de violência doméstica e/ou sexista.

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector

Avenida Recife, nº 3585, Ipsep. Equipe multidisciplinar atende mulheres vítimas de violência doméstica e/ou sexista.

Salas da Mulher:

Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Camara. Equipe faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.

Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago:

Rua Carapeba, 426. (Ao lado da Igreja Católica de Brasília Teimosa). Espaço de gestão compartilhada entre a Secretaria da Mulher do Recife e a Secretaria da Mulher de Pernambuco. O serviço presta atendimento, acolhimento e orientação às mulheres por meio da equipe multidisciplinar. O centro também oferta cursos de formação, oficinas, palestra e rodas de diálogos.

Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:

Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107

 

Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138