Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Recentro | 17.03.22 - 18h53

Recentro articula ação integrada da Guarda Municipal e PM e intensifica policiamento no Pátio de São Pedro e entorno

img_alt

Policiamento na região foi intensificado desde a quarta-feira (16), com o reforço de 12 guardas e inspetores municipais e mais 12 policiais militares do 16º Batalhão da PM (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)

Os frequentadores do comércio e restaurantes do Pátio de São Pedro e ruas vizinhas do bairro de São José terão ainda mais tranquilidade. Uma ação integrada de segurança  envolvendo a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) vai intensificar a presença da força policial no local. O trabalho reunirá, de domingo a domingo, 12 guardas e inspetores municipais e mais 12 policiais militares que farão ronda em duplas de moto, em veículos e a pé. A iniciativa é resultado de uma articulação do Gabinete do Centro do Recife, da GCMR, Polícia Militar de Pernambuco, Secretaria de Cultura - responsável pela gestão do Pátio - e comerciantes da região.

De acordo com a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a ação de segurança vai dar mais tranquilidade à população que circula na região, comerciantes, turistas e donos de restaurantes do Pátio de São Pedro e entorno. “Segurança é um tema recorrente e importante nesse processo de escuta que temos realizado dentro do Programa Recentro e essa parceria entre a Guarda Municipal e a PM  beneficiará tanto o grande fluxo de pessoas que circulam na área, quanto comerciantes que estão gerando emprego e renda na cidade”, pontuou a gestora. Essa é a primeira atividade do Programa Recentro sendo executada no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, mas já existe um mapeamento das necessidades de zeladoria, tapa buraco, pintura e sinalização para o local.

O secretário-executivo de Gestão de Segurança Cidadã, coronel Felipe Oliveira, disse que o posto da Guarda Municipal no Pátio será potencializado para dar suporte à ação. O reforço na segurança se dará, sobretudo, em horários críticos sugeridos a partir de escutas com proprietários de comércios e estabelecimentos da localidade. “Serão realizadas também atividades de inteligência policial e mapeamento de pontos críticos de ocorrências policiais e futuramente serão instaladas câmeras de monitoramento na região para intensificar a segurança”, informou o gestor.

RECENTRO - O Programa Recentro, lançado em novembro de 2021, é um grande plano de ação que busca revitalizar o centro histórico da cidade, sobretudo nos bairros de Santo Antônio, São José e do Recife, com medidas de zeladoria, limpeza, melhoria da infraestrutura, além de estímulo à moradia, ações de lazer e de cultura, incentivos fiscais para atração de empreendimentos e outras ações. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete do Centro do Recife, instância que busca estabelecer o diálogo permanente com os diversos atores e segmentos com atuação nesta região.

Desde o início das atividades, mais de 50 reuniões foram realizadas com diversos segmentos da sociedade civil e setores econômicos Nesse amplo processo de escuta, foram coletadas mais de 200 contribuições, que deverão ser integradas ao Plano de Requalificação do Centro do Recife, que está sendo estruturado pelo Gabinete do Centro.