Agentes comunitários de Defesa Civil iniciam capacitação
“Muitas vezes identificamos o problema, mas não sabemos como ajudar. Lá onde eu moro mesmo tem uma árvore que em breve vai causar transtornos, a raiz já está rachando o muro do vizinho. Não sabia que a Defesa Civil tinha um call center. Agora sei o que fazer para acionar o serviço”, afirmou o vice-presidente da associação de moradores da comunidade do Cardozo, na Madalena, Marcos Antônio da Silva. Ele foi um dos participantes da primeira capacitação para os agentes comunitários de Defesa Civil, que foram convidados pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) a contribuírem pela segurança de quem mora em áreas de risco. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Madalena).
O encontro foi conduzido por assistentes sociais, psicólogos e técnicos da Codecir, além de contar com a presença da coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, que abriu os trabalhos. “Nosso objetivo é fortalecer o protagonismo social e diminuir o espaço entre as pessoas e a instituição. Precisamos nos aproximar das comunidades e tornar os moradores nossos parceiros, pois são eles que sofrem com os danos causados pelas chuvas. Nesse contexto é essencial que eles saibam como acionar a Defesa Civil, que entendam os limites da instituição e que saibam que medidas preventivas ou posteriores ao problema podem ser tomadas”, ressaltou a coordenadora.
A diferença em relação ao ano passado é o fato dos encontros serem divididos por regionais. A Regional (Planície) – que engloba as Regiões Político Administrativas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 – foi a primeira contemplada com as aulas instrutivas. Ao todo, 120 voluntários participarão dos encontros. Entre os assuntos abordados, os agentes tomaram conhecimento de como monitorar as áreas de risco, desenvolver ações informativas, proceder em situações que envolvam deslizamentos, alagamentos, incêndios e relâmpagos.
É possível acionar a Codecir através do call center: 0800.0813400.