NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.13 - 10h41

Bolsa Escola inicia atividades culturais de abril

[caption id="attachment_33364" align="alignleft" width="680"] Primeiro grupo de beneficiários do programa visitou a Oficina Brennand, na Várzea. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Até o fim de abril, haverá aula-passeio em barco escola, visita a exposição e peça no Teatro de Santa Isabel

O Bolsa Escola Municipal (PBEM) abriu nesta terça-feira (16) a programação cultural do mês de abril para as mães e pais beneficiários do programa. O primeiro grupo do mês conheceu a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, na Várzea. Até o próximo dia 30, 570 beneficiários participarão de mais três atividades. Haverá aula-passeio no Barco Escola “Águas do Capibaribe”, visita ao Instituto Ricardo Brennand e a apresentação da peça “Escola: Nós Estamos Aqui!” no Teatro de Santa Isabel.

A equipe do PBEM ressalta que está montando o calendário de eventos culturais para todo o ano de 2013. “A cada mês, o programa realiza atividades pedagógico-culturais que buscam a inclusão social dos beneficiários em espaços culturais públicos e privados da cidade. Percebemos que essa ação contribui muito para o enriquecimento cultural deles como cidadãos”, reforçou a gestora da Unidade de Apoio Social da Secretaria de Educação do Recife, Paula Carneiro Machado.

Na visita desta terça, cerca de 40 mães e pais beneficiários do PBEM que têm filhos matriculados na Escola Municipal Engenho do Meio conheceram esculturas e murais de Francisco Brennand – cuja obra está em exposição permanente na oficina cerâmica do artista plástico pernambucano. Além disso, apreciaram a exposição temporária “A Tradição do Outono”, que mostra o lado pintor do ceramista.

“Não conhecia a oficina. Estou encantada em conhecer o trabalho de um artista tão importante. Acredito que essa atividade ajuda a população mais carente a ter acesso à cultura da cidade”, ressaltou Eliane Ferreira da Silva, mãe do aluno João Vitor Ferreira da Silva, do 5º ano.

[caption id="attachment_33368" align="alignleft" width="680"] Cerca de 40 mães e pais beneficiários do PBEM conheceram esculturas e murais de Francisco Brennand. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

AGENDA – A próxima atividade cultural do PBEM acontece no próximo dia 23 de abril, quando haverá uma aula-passeio no Barco Escola “Águas do Capibaribe”. A ação tem o objetivo de sensibilizar pais e mães de alunos da rede municipal sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

No dia 25, está programada uma visita de pais de alunos da Escola Municipal Creuza de Freitas Cavalcanti ao Instituto Ricardo Brennand, localizado na Várzea, que promove debates sobre percepção visual e sensibilização pela arte.

Para finalizar as atividades de abril, os beneficiários que têm filhos matriculados em 20 escolas municipais vão ao Teatro de Santa Isabel para assistir, no dia 30, à peça “Escola: Nós Estamos Aqui!”. A encenação aborda conflitos e descobertas de alunos e funcionários de uma típica escola de ensino médio do Brasil.