Recife conhece experiência portuguesa na área de tratamento de resíduos sólidos
O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, recebeu, ontem (16), em seu gabinete, uma comitiva de empresários de Portugal. O grupo – ciceroneado pela Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa – fez uma rápida apresentação das soluções tecnológicas desenvolvidas capazes de tratar 99,6% dos resíduos sólidos gerados por oito municípios lusos.
Na ocasião, Luciano Siqueira destacou a importância do tema e o momento oportuno para a troca de conhecimento na área. “O prefeito Geraldo Julio tem a determinação de, ao final dos quatro anos de mandato, ter como umas marcas de governo colocar em prática questões ambientais e de sustentabilidade”, disse o vice prefeito, acrescentando que a PCR iniciou a construção de uma nova política de resíduos de forma associada com os demais municípios da Região Metropolitana e com o Governo do Estado.
De acordo com a representante da empresa Limpor (consórcio público constituído por municípios lusos), Suzana Abreu, Portugal hoje dispõe de uma expertise de 20 anos na área de tratamento de resíduos sólidos. A empresa portuguesa trata 500 toneladas de lixo por dia, gerados pela população local, com mais de 1 milhão de habitantes. “Fazemos quatro tipo de tratamento para resíduos sólidos e, com isso, só destinamos a aterros sanitários 0,4% do material coletado”, detalhou.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, considerou as informações apresentadas interessantes e convidou o grupo a retornar ao Recife. “Realizaremos a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, em julho, com tema Resíduos Sólidos. Vamos convidar representantes de um consórcio brasileiro para expor o modelo adotado e consideramos interessante a participação deles para explicar outra experiência”, concluiu.
Comitiva – Participaram da reunião pela Associação Empresarial de Portugal: Castilho Dias, Maria de Conceição Vieira e Maria Florinda Alves. Afora eles, integraram a comitiva Delfim Oliveira (Câmara de Comércio Brasil-Portugal de PE), João Luciano (representante da empresa lusa Link) e Eudson Catão (Consócio Codeam).