NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.14 - 11h30

Jardim Botânico do Recife abre durante feriado da Páscoa

O equipamento receberá visitantes nesta sexta (18), sábado (19) e domingo (20), sempre no horário das 9h às 15h30

O Jardim Botânico do Recife (JBR) será mais uma opção de lazer, neste feriado da Páscoa, para quem quiser desfrutar das belezas naturais de um pedacinho de floresta atlântica. O equipamento, localizado no km 7,5 da BR 232, no Curado, estará de portas abertas para receber os visitantes, nesta sexta (18), sábado (19) e domingo (20), sempre no horário das 9h às 15h30. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife fechará a reserva apenas na segunda-feira (21), por se tratar do dia da semana em que são feitos os serviços de manutenção.

Com uma área de 10,7 hectares, o JBR possui diversos espaços de contemplação e atrativos como orquidário, coleções científicas de cactos e de bromélias, meliponário (criatório de abelhas nativas sem ferrão), além de quatro jardins com diferentes temáticas. Esses ambientes poderão ser conferidos de perto pelas pessoas e sem pagar nada, pois o acesso ao parque é gratuito. No período do feriado, não será permitida a realização de trilhas nem o Núcleo de Educação Ambiental funcionará.

“Continuamos recebendo um número alto de visitantes nos finais de semana. São cerca de mil pessoas, somando os dois dias. Acredito que todos querem sair um pouco da paisagem urbana e se conectar com a natureza. Por isso, não poderíamos deixar de promover esse encontro durante o feriadão”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Reformado recentemente, o equipamento tem, entre suas novidades, os jardins de Plantas Medicinais, Palmeiras e Flores Tropicais. O primeiro é formado por espécies utilizadas tradicionalmente na prática de cura, prevenção e tratamento de doenças. O segundo possui 20 tipos diferentes de palmeiras, que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras ou são trazidas de outros países. Já o canteiro das flores tropicais reúne exemplares de cores fortes e beleza rara, como as dracenas, helicônias, marantas.

Outro ponto imperdível do passeio é conhecer o orquidário. Mais 100 espécies estão à mostra, enchendo o ambiente de cor e delicadeza. Ao redor dele, também existe um deck com área de contemplação e mirante. Depois disso, deve-se seguir um pouco mais adiante e entrar no Jardim Sensorial. Ali, as pessoas, especialmente os cegos, podem mergulhar na descoberta das nuances da natureza através do cheiro, do toque, e do som ambiente.

Para o visitante, ainda vale conferir os espaços dedicados às coleções científicas de cactos e de bromélias. Esses acervos têm a função de preservar a biodiversidade da região. O conjunto de bromélias é composto por mais de 100 espécies inventariadas e registradas em catálogo nacional. Quanto aos cactos, a coletânea possui cerca de 20 espécies diferentes, que variam de grande a pequeno porte.

Todos os atrativos do Jardim Botânico possuem rampas de acesso para cadeirantes e placas de sinalização em português, espanhol e inglês. Quem for ao equipamento deve, preferencialmente, usar roupas leves, chapéu e repelente. Como não há comércio na área do parque, o ideal é levar lanche e água.

Jardim Botânico do Recife
Funcionamento: sexta (18), sábado (19), domingo (20), das 09h às 15h30.
Entrada: Gratuita
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PE


Atrativos do Jardim Botânico

1. Orquidário
2. Jardim Sensorial
3. Jardim de Flores Tropicais
4. Jardim de Plantas Medicinais
5. Jardim de Palmeiras
6. Meliponário
7. Viveiro Florestal
8. Coleção de Cactáceas
9. Coleção de Bromélias
11. Núcleo de Educação Ambiental (Não disponível no feriado)
12. Trilhas ecológicas (Não disponível no feriado)

O que usar e levar nas visitações

1. Vestir roupas leves;
2. Colocar repelente e chapéu;
3. Levar lanche e água, pois não há comércio na área do parque.