NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.14 - 13h10

Terceira EcoEstação do Recife já está funcionando no Ibura

[caption id="attachment_45365" align="alignleft" width="680"] Prefeito Geraldo Julio inaugurou o equipamento na manhã desta quinta-feira (17). A unidade está situada na Rua Rio Tapado, próximo à alça da BR-101. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

A terceira EcoEstação entregue pela Prefeitura do Recife já está funcionando no bairro do Ibura. O prefeito Geraldo Julio inaugurou, na manhã desta quinta-feira (17), o equipamento, que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h, recebendo resíduos, metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas. Instalada na Rio Tapado, em um local estratégico próximo à alça da BR-101, a unidade recebeu investimentos de 533 mil do Executivo Municipal.

As EcoEstações integram o projeto EcoRecife, que engloba todas as políticas públicas e equipamentos de limpeza urbana que atuam na cidade, assim como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura. A iniciativa, pioneira no Recife, visa estimular o descarte correto dos resíduos.

Geraldo Julio destacou que as EcoEstações vão mudar a cara da cidade estimulando o respeito à consciência ambiental. "Esse é um serviço novo no Município. Os recifenses aprovaram a iniciativa e já passaram a descartar os resíduos no local correto. Tudo o que está sendo recolhido aqui deixa de ir para os canais. É por isso que esse equipamento representa o começo de uma grande transformação que faremos na cidade. Cuidando da reciclagem, a PCR quer melhorar o meio ambiente", argumentou o prefeito, depois de plantar uma muda de pau-brasil no terreno onde a EcoEstação foi instalada. No espaço, outras 50 mudas foram plantadas.

A unidade do Ibura dispõe de pequenos geradores de resíduos, quatro caçambas e um EcoPonto Reciclável para coleta seletiva. A estimativa é que sejam recebidos 30 metros cúbicos de resíduos por dia. Cada usuário poderá depositar até um metro cúbico de resíduo diariamente; dez sacos de 100 litros. Além da unidade inaugurada hoje, a PCR já entregou as EcoEstações de Campo Grande e da Imbiribeira. Outras quatro serão instaladas em pontos estratégicos nos bairros da Torre, Arruda, Mangueira e Iputinga.

BALANÇO - Na EcoEstação de Campo Grande, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, já foram descartados 538 metros cúbicos no período de novembro de 2013 até março de 2014. Já na EcoEstação da Imbiribeira, inaugurada em janeiro passado, houve o descarte de 264 metros cúbicos no período de dois meses. Os números traduzem a importância da iniciativa da PCR, pois, se os resíduos não fossem descartados nas EcoEstações, possivelmente seriam despejados em canais e córregos, o que resultaria em sérios transtornos durante o inverno.