NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.15 - 11h35

Frevioca completa 35 anos e recebe homenagem no Recife

Sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores celebrou a data com muito frevo. (Foto: Aguinaldo Leonel/Divulgação)

Ela é figura obrigatória nas ruas do Recife durante o carnaval há 35 anos. Estamos falando da Frevioca que este ano está completando 35 anos de atividades. Nesta quinta-feira (16) essa conquista foi alvo de homenagem, em reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife. A proposta foi do vereador Eurico Freire (PV).

Compareceram ao evento o escritor, pesquisador e criador da Frevioca, Leonardo Dantas; o secretário de Turismo do Recife, Camilo Simões; o cantor e compositor pernambucano, Claudionor Germano e o maestro Ademir Araújo, regente durante muito tempo de uma das orquestras que atuavam na Frevioca e o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes. Representando a Secretaria de Cultura do Recife estavam os assessores Albemar Araújo e Carmen Lélis e, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, os gerentes de Desenvolvimento e Descentralização Cultural, Iana Marques, e de Música, Patrick Torquato.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, Vicente André Gomes. Coube ao vereador Eurico Freire entregar ao historiador Leonardo Dantas, diretor da Fundação de Cultura Cidade do Recife na época da criação da Frevioca, uma placa comemorativa em homenagem à marca dos 35 anos de atividades. Em seguida, passistas da Escola Municipal de Frevo ao som da Orquestra Capibaribe se apresentaram no plenário da casa legislativa.

Histórico
Criada no ano de 1980, a Frevioca foi um dos primeiros projetos da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Montada na carroceria de uma caminhonete pelos cenógrafos do Teatro de Santa Isabel, Jair Miranda e Mestre Zezinho, e a equipe de carpintaria da época, coube à Frevioca a importante missão de resgatar o carnaval de participação do centro do Recife. As orquestras eram poucas para atender toda a programação e a Frevioca se mostrou eficaz e animou durante anos o carnaval no coração da cidade, arrastando verdadeiras multidões.

No ano de 1984 o equipamento foi adaptado, adquirindo as características de bondinho. Nos anos 1990, com a expansão do Carnaval de Rua no Recife, é construída a Frevioca II. Esta contou com a montagem do diretor teatral José Pimentel sob a supervisão do então diretor-executivo da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Leonardo Dantas da Silva.

Mais de uma década após sua criação as Freviocas, consideradas então equipamentos emblemáticos para a cidade, passaram a integrar programações diversas ao longo do ano, como o São João, natal, datas cívicas. Em 30 de junho de 2010 o vereador Estefano Menudo apresenta à Câmara Municipal do Recife um projeto de lei que concede às Freviocas I e II o título de Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, aprovado por unanimidade entre os parlamentares.