Primeiro voluntário do Transforma Recife, prefeito Geraldo Julio lê livros para crianças do Hospital do Câncer
Um clima de muita descontração marcou a primeira ação de voluntariado promovida pelo projeto Transforma Recife, ferramenta criada pela Prefeitura com o objetivo de despertar o interesse das pessoas para o engajamento social. No início da tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Geraldo Julio foi até o Hospital do Câncer de Pernambuco ler histórias para as crianças que recebem atendimento na unidade. O gestor, que foi o primeiro a ser cadastrado na iniciativa, também é o primeiro a efetivar o início do trabalho voluntário através da plataforma digital. Já são mais de 13 mil voluntários e 300 instituições inscritas.
Durante uma hora, das 13h às 14h, Geraldo leu histórias infantis para crianças em atendimento. A intenção do projeto Transforma Recife é aproximar organizações que precisem de ajuda com pessoas que desejam transformar a cidade, transformando o Recife na Capital da Solidariedade. “Aqui estamos trazendo um pouco de alegria e diversão para as crianças do Hospital do Câncer que estão em um momento de bastante desafio e dificuldade”, afirmou Geraldo.
O encontro do Prefeito com 10 crianças em tratamento na unidade de saúde ocorreu na brinquedoteca da enfermaria Anjo Rafael. Geraldo contou tradicionais histórias infantis, como a Pequena Sereia, Chapeuzinho Vermelho, Aladim, além de interagir com as crianças em brinquedos de montar peças. “É uma atividade que traz satisfação para a gente que vem aqui, sabendo que existem pessoas que estão precisando desse apoio e desse carinho”, acrescentou o prefeito.
A iniciativa do projeto Transforma Recife vem recebendo elogios de vários segmentos da sociedade. Para o superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco, Doutor Hélio Fonseca, a ida do prefeito deverá mobilizar ainda mais voluntários para este tipo de ação. “É um projeto pioneiro e grandioso por parte da Prefeitura do Recife. Que a vinda do prefeito Geraldo Julio, um homem público, dedicando parte do tempo para visitar a instituição para este ato voluntário, se torne uma ação de reprodução para várias pessoas”, destacou.
Além da plataforma digital do programa, a Prefeitura do Recife também inaugurou uma sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h. No site, as pessoas podem se inscrever para o trabalho voluntário, de acordo com seus interesses, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade. Já o espaço físico estará disponível como ponto de informação sobre o projeto, explicação sobre "currículo social", além de servir de apoio para reuniões com representantes das ONGs.
Atualmente o serviço conta com mais de 13 mil pessoas e 300 instituições cadastradas. Segundo o coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva, todos os dados são cruzados para os perfis se encaixarem. “A cidade do Recife é pioneira com políticas públicas voltadas para o voluntariado. Todo mundo que quer ajudar na cidade e todas as instituições que precisam de ajuda, podem acessar a plataforma e se cadastrar. Esta vinda do prefeito é um símbolo muito forte de cidadania e mostrar para todo mundo que é possível ser voluntário”, afirmou.