NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.15 - 16h37

Primeiro voluntário do Transforma Recife, prefeito Geraldo Julio lê livros para crianças do Hospital do Câncer

Prefeito participou de uma sessão de contação de histórias para crianças do Hospital do Câncer após se cadastrar na ferramenta de voluntariado oferecida pela PCR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Um clima de muita descontração marcou a primeira ação de voluntariado promovida pelo projeto Transforma Recife, ferramenta criada pela Prefeitura com o objetivo de despertar o interesse das pessoas para o engajamento social. No início da tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Geraldo Julio foi até o Hospital do Câncer de Pernambuco ler histórias para as crianças que recebem atendimento na unidade. O gestor, que foi o primeiro a ser cadastrado na iniciativa, também é o primeiro a efetivar o início do trabalho voluntário através da plataforma digital. Já são mais de 13 mil voluntários e 300 instituições inscritas.

Durante uma hora, das 13h às 14h, Geraldo leu histórias infantis para crianças em atendimento. A intenção do projeto Transforma Recife é aproximar organizações que precisem de ajuda com pessoas que desejam transformar a cidade, transformando o Recife na Capital da Solidariedade. “Aqui estamos trazendo um pouco de alegria e diversão para as crianças do Hospital do Câncer que estão em um momento de bastante desafio e dificuldade”, afirmou Geraldo.

O encontro do Prefeito com 10 crianças em tratamento na unidade de saúde ocorreu na brinquedoteca da enfermaria Anjo Rafael. Geraldo contou tradicionais histórias infantis, como a Pequena Sereia, Chapeuzinho Vermelho, Aladim, além de interagir com as crianças em brinquedos de montar peças. “É uma atividade que traz satisfação para a gente que vem aqui, sabendo que existem pessoas que estão precisando desse apoio e desse carinho”, acrescentou o prefeito.

A iniciativa do projeto Transforma Recife vem recebendo elogios de vários segmentos da sociedade. Para o superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco, Doutor Hélio Fonseca, a ida do prefeito deverá mobilizar ainda mais voluntários para este tipo de ação. “É um projeto pioneiro e grandioso por parte da Prefeitura do Recife. Que a vinda do prefeito Geraldo Julio, um homem público, dedicando parte do tempo para visitar a instituição para este ato voluntário, se torne uma ação de reprodução para várias pessoas”, destacou.

Além da plataforma digital do programa, a Prefeitura do Recife também inaugurou uma sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h. No site, as pessoas podem se inscrever para o trabalho voluntário, de acordo com seus interesses, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade. Já o espaço físico estará disponível como ponto de informação sobre o projeto, explicação sobre "currículo social", além de servir de apoio para reuniões com representantes das ONGs.

Atualmente o serviço conta com mais de 13 mil pessoas e 300 instituições cadastradas. Segundo o coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva, todos os dados são cruzados para os perfis se encaixarem. “A cidade do Recife é pioneira com políticas públicas voltadas para o voluntariado. Todo mundo que quer ajudar na cidade e todas as instituições que precisam de ajuda, podem acessar a plataforma e se cadastrar. Esta vinda do prefeito é um símbolo muito forte de cidadania e mostrar para todo mundo que é possível ser voluntário”, afirmou.