NOTÍCIAS

Administração | 17.04.15 - 12h55

Servidores participam de capacitação para o Censo Previdenciário

Servidores de Pernambuco e da Paraíba estão sendo capacitados para utilizar o sistema que será utilizado durante toda ação de recadastramento. (Foto: Cortesia)

Na manhã desta quinta-feira (16), foi iniciado o treinamento para os 26 colaboradores que orientarão os servidores durante o Censo Previdenciário do Recife. Na ocasião, participaram representantes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Pernambuco dos municípios do Recife, Escada, Cabo e da Paraíba do município de Cabedelo. A formação tem como foco preparar os colaboradores que participarão do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema da Previdência Social (Proprev), responsável pelo censo.

A capacitação foi ministrada por representantes do Ministério da Previdência Social e aconteceu no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (CTEC) da Secretaria de Educação do Recife, no bairro da Boa Vista. Neste primeiro dia, foi apresentado o sistema Siprev que será utilizado no Censo, além de serem detalhados os processos de inclusão do dados, cadastro das unidades de atendimento, seleção e convocação de beneficiários e emissão de carta de convocação.

Segundo a assessora institucional do Ministério da Previdência Social, Márcia Paes Calda, a formação auxiliará na execução do censo e nas futuras decisões tomadas pelos RPPS. “Para os entes, ter o banco de dados cadastrais e financeiros atualizados é importante para que as informações sejam mais precisas e seguras. Isso auxiliará no cálculo atuarial, facilitando o planejamento do gerenciamento do RPPS e promovendo uma gestão mais transparente. Depois da finalização do censo, os entes poderão continuar atualizando os dados e abastecendo o Siprev”.

A formação segue durante todo o dia de hoje (17). Serão trabalhados o acompanhamento, pendências e resumo do censo, a convocação, recadastramento individual, relatório de qualificação dos dados cadastrais e recadastramento individual de pensionistas.

Demonstração - No evento, sete estudantes da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, fizeram uma breve apresentação com o robô humanóide utilizado no programa Robótica na Escola, da Secretaria de Educação do Recife. Os alunos demonstraram como utilizam o robô para interagir com pessoas e participar de tarefas em diversas disciplinas escolares.