NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.04.18 - 10h05

Obra de requalificação de calçadas na Rua do Príncipe terá início em maio

 Prefeitura do Recife apresentou na tarde de hoje o projeto de requalificação de 790 metros de calçadas na Rua do Príncipe. O investimento é no valor de R$ 1.642.077,87.

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), apresentou, nesta segunda-feira (16), o Projeto de requalificação das calçadas da Rua do Príncipe, na Boa Vista, iniciativa da URB em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A reunião contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Habitação, Roberto Gusmão; do presidente da URB, João Alberto Faria; do Reitor da Universidade, Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, além das equipes de arquitetos e engenheiros das duas instituições envolvidas.

O trecho trabalhado em parceria com a Unicap fica entre as ruas Nunes Machado e Bispo Cardoso Ayres. Entre as melhorias, o destaque é o recuo na calçada do Liceu Nóbrega, o que permitirá o alargamento de 5 metros para a implantação de uma área de estar urbana, dando apoio ao grande número de pessoas que utilizam a área e o transporte coletivo. “Nós vamos fazer toda Rua do Príncipe. Serão quase 800 metros de uma nova concepção de mobilidade de toda a cidade.”, explicou Roberto Gusmão, secretário de Infraestrutura e Habitação. “Este é o primeiro projeto concreto em que a gente estudou a possibilidade de entrar na faixa de rolamento do carro e na área privada, sem prejuízo para o transporte coletivo, veículos particulares e os pedestres”, concluiu o secretário.

A ação envolve também o Consórcio Grande Recife que substituirá o atual abrigo por dois conjuntos de paradas seletivas, permitindo uma melhor distribuição das linhas de transporte público. Além disso, como já previa o projeto, toda a extensão da via terá a calçada alargada em 1,20 metros para permitir o uso livre do passeio público sem a retirada das árvores de grande porte existentes e sem prejudicar as duas faixas para automóveis.

“Não tem como a prefeitura fazer um equipamento público ousado sem a ajuda do privado. A solução que encontramos foi uma cessão de patrimônio privado ao uso público. Desta forma as mais de 15 mil pessoas que circulam pela Católica vão ganhar em conforto e, sobretudo, em segurança”, afirmou Padre Pedro, Reitor da Unicap. O projeto prevê, também, a inclusão de novas faixas de travessia de pedestres, mudança no piso, paisagismo e iluminação específica para os usuários das calçadas. Todo o trabalho será feito de acordo com as normas de acessibilidade.

A intervenção integra o lote dois do contrato de Requalificação dos Passeios Públicos do Recife. Ao todo serão mais de 100 ruas contempladas com o recurso de R$ 105 milhões, captado pela gestão municipal no Ministério das Cidades. Atualmente a URB executa obras nas ruas Barão de Souza Leão (Boa Viagem), Maria Irene (Jordão), Rui Barbosa (Graças), João de Barros (Boa Vista), Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira), Augusto Calheiros (Afogados), Avenida do Forte e Carlos Gomes (Cordeiro). O objetivo é privilegiar o caminhar, uma vez que mais de 60% da população do Recife usa transporte público ou se locomove a pé para casa, trabalho ou escola/faculdade.