Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.04.18 - 14h42

Orquestra Sinfônica do Recife realiza concerto gratuito nesta quarta-feira (18)

Segunda apresentação oficial da temporada 2018 será às 20h, no Teatro de Santa Isabel e contará com sucessos do tcheco Antonín Dvorák e do brasileiro Villa-Lobos no programa. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro a partir das 19h

 


Amanhã (18), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza o segundo concerto oficial e gratuito de 2018, no Teatro de Santa Isabel. Oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a apresentação é gratuita e aberta ao público. O público deve chegar com uma hora de antecedência e garantir o ingresso na bilheteria do teatro.

O segundo concerto oficial da temporada, realizado pela orquestra mais antiga em atividade ininterrupta do país, será aberto com a Sinfonia nº 9, Do Novo Mundo, em Mi menor, Opus 95, do compositor Antonín Dvorák. Popularmente conhecida como Sinfonia do Novo Mundo, foi composta no ano de 1893 e tornou a obra mais conhecida do autor, considerada, em seus quatro movimentos, como um dos pilares fundamentais do repertório sinfônico universal, segundo o maestro da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre.

Em seguida, será executada a última das nove peças que o compositor brasileiro Villa-Lobos fez, inspirado na obra de Bach, imortalizadas como as Bachianas Brasileiras.

Concertos para Juventude - Para aproximar crianças e jovens da música erudita, a Orquestra Sinfônica realizou, na manhã de hoje, a segunda edição de 2018 do projeto Concertos para Juventude. A aula de música erudita, conduzida pelo maestro Marlos Nobre, idealizador do projeto, mostrou aos pequenos sonoridades e instrumentos que compõem uma orquestra, além de se debruçar sobre particularidades de grandes compositores.

Com a aula sobre instrumentos e uma apresentação menos formal do concerto oficial, crianças e adolescentes desfrutaram da música clássica. Dois projetos comunitários e uma escola lotaram o Teatro de Santa Isabel para assistir a performance: a Livroteca Brincante do Pina, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado ao Sport Clube do Recife, e o Educandário Jardim Piedade.

O SCFV levou 88 pessoas, entre crianças e seus responsáveis. Daniele Pereira, mãe de Larissa, 11 anos, estudante de natação do projeto, se sentiu gratificada com a oportunidade de conhecer o estilo de música clássica. "Esse projeto faz diferença na família toda. Eu nunca tinha vindo a um lugar como esse ou ouvido esse tipo de música, vou tentar vir mais vezes com a família inteira."

Fábio, 14 anos, participante do projeto de leitura Livroteca Brincante do Pina, notou semelhanças entre instrumentos da orquestra e um movimento musical que faz parte de sua vida. "Eu não gosto tanto de música clássica, mas percebi que o som de alguns desses instrumentos parecem muito com o dos tambores de maracatu, que é minha música favorita", disse Fábio, que foi ao teatro com outras 35 crianças atendidas pela Livroteca.

Já o Educandário Jardim Piedade arregimentou duas turmas de estudantes para ouvir e aprender sobre música erudita: 80 alunos no total. Gabriela Araújo, 12 anos, e Amanda Sena, 13 anos, eram as mais entusiasmadas. Disseram ter hábito de ouvir música erudita em casa. E apreço pelo estilo. "Meu pai é Maestro, trabalha com música na igreja, aprendi a gostar de música com ele. Quando eu e Gabi começamos as aulas de música na escola, logo ficamos próximas, pois gostamos das mesmas músicas", comentou Amanda.

Para participar do projeto Concertos para a Juventude, as escolas devem realizar agendamento pelo telefone 3355-3323 ou pelo e-mail: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

 

Serviço

Segundo Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife em 2018

Data: Quarta-feira, 18 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca

Informações: 3355-3322