Prefeitura do Recife inicia implantação de nova ciclovia em Santo Amaro
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), deu início, nesta semana, à implantação de uma nova ciclovia no Recife. Com cerca de 3 quilômetros de extensão, o equipamento terá início na Rua dos Palmares, em frente ao Procape, e segue pela Avenida Mario Melo até a Rua da Aurora. A conclusão está prevista para a segunda quinzena de maio deste ano e o custo da intervenção será de R$ 650 mil.
A Ciclovia Mário Melo será unidirecional, ou seja, uma faixa em cada sentido da via, ficando no canteiro central da Rua dos Palmares e Avenida Mário Melo. Entre as duas vias, haverá o canteiro com piso em concreto, jardineiras e lixeiras. As duas faixas do equipamento serão separadas das faixas de rolamento com elemento físico, proporcionando mais segurança aos ciclistas.
A nova rota fará conexão com o Eixo Estruturador Cicloviário Camilo Simões e com as rotas previstas no entorno da Avenida Conde da Boa Vista, como a da Rua Bispo Cardoso Aires, Rua Oliveira Lima, Rua do Riachuelo e Rua José de Alencar, que serão implantadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
NOVA CONDE DA BOA VISTA – Principal corredor de ônibus e de pedestres do Recife, a Avenida Conde da Boa Vista está passando por uma grande requalificação promovida pela Prefeitura do Recife. A humanização da via tem guiado os estudos, que tiveram início em 2016 e foram realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação e Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). O investimento na requalificação será de cerca de R$ 15 milhões.
A premissa do estudo é moderna e inovadora. Iluminação em LED – inclusive com postes específicos para o pedestre; canteiro central ajardinado e floreiras nas calçadas; 90 árvores serão plantadas; as calçadas terão mais de 2.000m² de ampliação e receberão esquinas alongadas; as paradas de ônibus serão instaladas
nas calçadas e serão mais modernas e confortáveis. Duas estações de BRT serão construídas no canteiro central, substituindo as seis existentes atualmente. Além disso, serão instaladosbicicletários, rampas e pisos acessíveis, nova sinalização nas travessias dos pedestres – também com piso elevado; ilhas de travessia; mais lixeiras e nova programação semafórica, com foco também nos pedestres. Os que caminham na via, inclusive, vão ter mais oportunidades de atravessar com segurança. Hoje, eles têm cinco locais voltados para esse fim e, com o projeto, passarão a ter 13. Enquanto os trabalhos na Avenida Conde da Boa Vista estiverem em andamento, esquemas de mobilidade serão colocados em prática à medida que o cronograma da obra for avançando.
ROTAS CICLÁVEIS - Atualmente existem cerca de 70 km de rotas cicláveis no Recife, sendo 48,5 km implantados durante a atual gestão, o que aumentou em 190% a malha cicloviária da cidade desde 2012, quando havia 24 km de rotas existentes. Todas as rotas implantadas a partir de 2014 compõem a Rede Cicloviária Complementar, que está sendo projetada para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.