Secretaria de Saúde promove capacitação sobre aleitamento materno
A menos de um mês para o Dia das Mães, os profissionais de saúde das maternidades da Prefeitura do Recife receberam treinamento sobre a importância do leite materno nos primeiros meses de vida do bebê. O curso “Promoção e manejo do aleitamento materno” foi promovido pela Coordenação da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde do Recife, nestas segunda (15) e terça-feira (16), na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. Profissionais do Hospital da Mulher do Recife também já participaram desta formação.
O objetivo da capacitação foi compartilhar informações que pudessem colaborar com o dia a dia dos profissionais, possibilitando um atendimento mais humanizado às mães. “Esse encontro foi extremamente essencial. Discutimos formas de ajudar as mães a terem sucesso na amamentação e esclarecemos mitos históricos e culturais que são impedimentos para a ação exitosa do aleitamento materno”, diz Carmem Albuquerque, supervisora do programa Mãe Coruja Recife.
Ao final da capacitação, a expectativa é de que todos os profissionais da Maternidade Bandeira Filho possam ter sucesso no cumprimento dos “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”. “Além dos profissionais de saúde, realizamos também um breve treinamento para os demais funcionários que atuam na unidade, como porteiros, auxiliares de serviços gerais e vigilantes. Ao instruir toda a equipe sobre a importância da amamentação, todos passam a falar a mesma linguagem, respeitando as mães”, esclarece Lúcia Trajano, coordenadora da Política de Aleitamento Materno do Recife.
AMIGO DA CRIANÇA - A Bandeira Filho, assim como as maternidades Arnaldo Marques, no Ibura, e Barros Lima, em Casa Amarela, possuem certificado de Hospital Amigo da Criança, que é um selo de qualidade concedido pelo Ministério da Saúde às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além de ser uma maternidade Amiga da Criança, a Maternidade Bandeira Filho ainda recebeu o Certificado de Excelência em Bancos de Leite, na Categoria Ouro, que reconhece o padrão de qualidade do serviço. O prêmio, da Rede Brasileira de Leite Humano, é entregue aos bancos que seguem os padrões internacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição.