Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 17.04.20 - 15h09

Exposição online fortalece arte urbana em tempos de pandemia

A quarelena é uma iniciativa da Palaffitti Produções, com apoio da Prefeitura do Recife

Fortalecendo e incentivando o trabalho dos artistas urbanos da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, está apoiando a Aquarelena. O projeto propõe uma exposição e leilão online de arte urbana neste período de pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é da Palaffiti Produções, uma aceleradora social formada por artistas e ativistas moradores, em sua maioria, do bairro do Pina. Ao todo, serão 22 artistas, sendo 11 grafiteiras e 11 grafiteiros, grande parte integrante do Colorindo o Recife, política pública da gestão municipal de fomento à arte urbana, que também promoveu a doação de spray e tinta para os artistas. 

O nome Aquarelena  surgiu da junção de aquarela e quarentena. A ideia é que os artistas divulguem o processo criativo de cada obra. Depois, os trabalhos serão colocados à venda. A primeira transmissão ao vivo será neste sábado (18). O público poderá acompanhar pelas contas no Instagram do Pão e Tinta (@coletivopaoetinta) e do Leilão em Chamas Pirata (@leilaoemchamaspirata), rede de artistas e ativistas com nove anos de existência. As lives serão sempre às quartas-feiras e aos sábados. 

Ao final, as 22 telas serão colocadas à venda para o público num leilão online. Os lances poderão ser dados por meio dos comentários nas postagens. Parte do valor arrecadado remunera os artistas e a outra parte será destinada às famílias das 60 crianças assistidas pela Livroteca Brincante do Pina, equipamento social mantido por voluntários e pela comunidade. O projeto fechou parceria com artistas estão na cena do graffiti há algum tempo, como Ianah, Jouse e Luther, quanto com nomes de igual talento com menos tempo na estrada, como Nathe e Teas.