NOTÍCIAS

| 17.05.13 - 15h01

163 anos do Teatro de Santa Isabel serão comemorados neste sábado

[caption id="attachment_34276" align="alignnone" width="680"] Teatro de Santa Isabel foi inaugurado em 18 de maio de 1850. (Foto: Izabela Alves/Arquivo/PCR)[/caption]

Neste sábado, 18 de maio, o Teatro de Santa Isabel comemora seus 163 anos de existência e a casa de espetáculo que possibilitou à sociedade recifense o acesso às artes se faz em festa. O palco, que já foi cenário para grandiosas peças e discursos políticos, será ocupado pela Banda Sinfônica da Cidade do Recife. O espetáculo inicia às 19h e a entrada é franca.

Sob a regência do Maestro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica visitará gêneros diversos, passando por composições representativas da música brasileira – como um pout-pourri de Luiz Gonzaga, e a Praieira, de Chico Science – e clássicos do jazz, até chegar à ópera brasileira O Guarani, de Antônio Carlos Gomes.

Referência para as artes no país e símbolo de beleza arquitetônica o Teatro de Santa Isabel foi inaugurado em 18 de maio de 1850. É reconhecido como um dos 14 teatros-monumento do país, tombamento efetuado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949. O Teatro representa o primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país. Por ele já passaram notáveis figuras da política e das artes, como o imperador Dom Pedro II, o poeta Castro Alves, o crítico e jurista Tobias Barreto, a bailarina russa Anna Pavlowa, e um dos grandes nomes do teatro brasileiro, Procópio Ferreira.