NOTÍCIAS

| 17.05.13 - 12h50

PCR e COREN-PE juntos pela qualificação da Enfermagem

[caption id="attachment_34269" align="alignnone" width="680"] Entidades firmaram protocolo que prevê troca de informações. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, firmou nesta quarta (15), junto ao COREN-PE, protocolo de intenções que prevê a troca de informações sobre os profissionais de Enfermagem, incluindo técnicos e assistentes, além da qualificação da assistência à saúde. Com a cooperação está prevista formação no atendimento às vítimas de violência doméstica.

A assinatura do protocolo se deu no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, durante a abertura do Seminário “Desafios da Enfermagem”, marcando início da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, englobando os temas Ciência, Cultura e Cidadania e o aspecto da Consciência, sugerido pela Associação Brasileira de Enfermagem.

Em Pernambuco existem 64 mil profissionais inscritos no COREN-PE, segundo a entidade. Desses, 95% são mulheres e mais da metade (33.337) moram na capital e Região Metropolitana. Na opinião da secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, “são mulheres que estão prestando atendimento nos hospitais e postos de saúde a outras mulheres.”

A secretária da Mulher comemorou o diálogo inaugurado com o COREN-PE. “É uma categoria hegemonicamente de mulheres que cuidam de outras pessoas e que precisam ser valorizadas no compromisso de acolher, de atender da melhor forma a população”, destacou Sílvia Cordeiro.

A Presidente do COREN-PE, Simone Diniz, agradeceu apoio da Secretaria da Mulher do Recife e aos profissionais que têm trabalhado pela saúde dos recifenses.

Em seguida, leu a II Carta de Maio, elaborada enquanto manifesto e reflexão da categoria. “Sabemos que algumas relações de trabalho se deterioraram. Apesar do cenário, a enfermagem pernambucana não se intimida e entende o conhecimento como peça chave na transformação da realidade”, disse Simone Diniz.

O evento também reuniu o secretário da Saúde do Recife, Jaílson Correa, a secretária executiva de Atenção à Saúde do Estado, Teresa Campos, a secretária da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen), Neide Ferraz, a deputada estadual Tereza Leitão, representando a Assembleia Legislativa, o Presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Wagner Cordeiro e outras lideranças da categoria, além de profissionais e estudantes das Escolas Técnicas de Enfermagem.