NOTÍCIAS

Cultura | 17.05.14 - 19h48

Juntos pela Educação volta às escolas com novidades

Programa da PCR retomou atividades neste sábado (17), com dia de lazer e cidadania nas Escolas Municipais Almerinda Umbelino de Barros, no Vasco da Gama, e Paulo VI, na Linha do Tiro. Prefeito participou das atividades. (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O Programa Juntos pela Educação, da Prefeitura do Recife, chega ao segundo ano com novidades para alunos, professores e, principalmente, as famílias dos estudantes. A primeira ação de 2014 é o Juntos pela Escola, que já é parte do programa desde 2013 e voltou às escolas neste sábado (17). Das 8h às 13h, as Escolas Municipais Almerinda Umbelino de Barros, no Vasco da Gama, e Paulo VI, na Linha do Tiro, ofereceram um dia inteiro de cultura, lazer, esporte e serviços para mais de 1.000 famílias em cada comunidade. O prefeito Geraldo Julio participou da ação durante toda a manhã. Em breveserá lançado o projeto Família Nota 10 e o ciclo de palestras sobre temas como bullying e conservação do ambiente escolar.

Neste primeiro Juntos pela Escola de 2014, as comunidades das duas escolas escolhidas desfrutaram de serviços como oficinas de empreendedorismo, cadastro no Bolsa Família, atendimento oftalmológico e odontológico, vacinação contra a gripe e o HPV, palestras sobre dengue e prevenção do câncer de mama, além de retirada de documentos como carteira de identidade e certidão de nascimento. Para a criançada, a diversão esteve garantida com cinema, contação de histórias, oficinas de artes e brigadeiro, brinquedos infláveis e lanche.

Excepcionalmente, neste mês de maio haverá duas mobilizações do Juntos pela Escola, já que no dia 31 também há programação em outras duas escolas. Depois, até dezembro, o projeto acontecerá no último sábado de cada mês, sempre contemplando duas unidades de ensino da rede municipal do Recife que oferece turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental. "Este ano o Juntos pela Educação veio mais completo, com uma maior quantidade de atividades em cada escola e também com a própria comunidade sendo voluntária. É se juntando que se consegue uma melhor qualidade de vida, fazendo essa integração dos pais e da comunidade com a escola", destacou o prefeito Geraldo Julio.

A população lotou as unidades de ensino neste sábado. A dona de casa Claudilene Maria da Silva, 40 anos, consultou-se com um oftalmologista pela primeira vez na Escola Almerinda Umbelina de Barros. "Já estava sem conseguir ler direito ou enxergar o celular. Vou sair daqui já com a receita dos óculos", contou. Na Escola Paulo VI, o Grupo de Chorinho do Sesc encantou com canções de Pixinguinha. Alunos de caratê também se apresentaram e eram os mais esperados pela aluna do 7º ano Karla Santos, 13. Ela e a colega Gleicy Lima, 12, aproveitaram outras atrações. "Adorei fazer brigadeiro. Se a escola fizesse isso mais vezes seria maravilhoso", opinou Gleicy.

Além da mobilização no último sábado de cada mês, o Juntos pela Educação lança este ano o projeto Família Nota 10, que substitui o Aluno Nota 10. A nova ação pretende engajar os pais e responsáveis na vida escolar das crianças, contribuindo para a melhoria da escola. O Família Nota 10 vai premiar com um passeio por pontos turísticos do Recife aqueles que mais se engajarem nas atividades do projeto, com direito a três acompanhantes. A premiação começará em agosto e seguirá até dezembro.

A cada mês, os pais e responsáveis serão convidados a participar do Dia da Família na escola onde seus filhos estudam, de uma reunião de pais e mestres e de uma palestra temática. É uma forma de aproximar as famílias do dia a dia da escola, valorizando-a como espaço promotor de cidadania, além de estimular a colaboração com a vida escolar dos estudantes. Somente quem comparecer às três atividades poderá participar do sorteio do passeio pelo Recife.

PROGRAMA - Criado em 2013 para integrar comunidades, estudantes, profissionais da educação, voluntários e empresários locais, o Juntos pela Educação é uma ação da Prefeitura do Recife desenvolvida pela Secretaria de Educação e parceiros como a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). As secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também colaboram.

O programa envolveu mais de 16.000 participantes no primeiro ano, em 16 unidades de ensino com turmas de 6º a 9º ano. Em 2014, outras 12 escolas serão contempladas. Segundo o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, o engajamento das famílias é decisivo para o sucesso do Juntos pela Educação. "Por isso essa participação foi incrementada pelo programa este ano. É sabido que a presença da família na escola tem uma grande influência sobre o desempenho das crianças", ressaltou.