Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.05.16 - 19h49

Recife atinge 80% da cobertura vacinal contra Influenza

img_alt

A Campanha de Vacinação será encerrada na próxima sexta-feira, 20 de maio (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

A Secretaria de Saúde do Recife divulgou, nesta terça-feira (17), os últimos números da Campanha de Vacinação Contra Influenza na cidade. A imunização iniciou no dia (30) de abril e segue até a próxima sexta-feira, 20 de maio, quando será encerrada, conforme calendário do Ministério da Saúde. No balanço vacinal, Recife vacinou 273 mil 985 pessoas, atingindo o percentual de 80,09% de cobertura. A meta era vacinar pelo menos 80% da população-alvo - índice já atingido -, composta por 342.105 pessoas.  

Quem do grupo de risco ainda não tomou a dose, pode procurar uma das 176 unidades de saúde do Recife. Fazem parte do público prioritário, crianças de 6  meses  a  menores  de  5  anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Estes grupos poderão receber a dose. 

 

Influenza – É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

 

Histórico – Nos últimos três anos, a cobertura durante a campanha de vacinação alcançou a meta. Em 2013, 87,12% do público-alvo foi vacinado; em 2014, a cobertura foi de 118,71; no ano passado, 81,96% pessoas do grupo prioritário receberam a vacina.