Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 17.05.17 - 15h40

Festival Jogos Escolares do Recife começa nesta quinta (18) no Compaz Governador Eduardo Campos

Seis festivais, estrategicamente espalhados pela cidade, servirão de preparação e também estímulo para que estudantes participem dos Jogos Escolares do Recife, que acontecem entre setembro e novembro

 

Dando início à programação voltada para os Jogos Escolares do Recife, o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, recebe, nesta quinta (18), o primeiro Festival Jogos Escolares. O evento tem como objetivo principal preparar e instigar os estudantes da rede municipal a participarem da competição estudantil, que será entre setembro e novembro. Os Jogos Escolares do Recife são uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação, e fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. 

Serão seis festivais, distribuídos nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, preparando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Recife. O primeiro festival, que será no Compaz do Alto Santa Terezinha, abrange a RPA2 e será das 8h às 13h. Os festivais, que serão entre maio e junho, passam ainda por locais como o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro; Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro; Uninassau, na Boa Vista; Geraldão, na Imbiribeira; e no Centro Social Urbano Bido Krause, no Totó. 

As modalidades contempladas serão as mesmas dos Jogos Escolares: futsal, handebol, voleibol, atletismo, queimado, badminton e natação. Depois dos festivais, os estudantes poderão se inscrever para os Jogos de 1 a 31 de agosto. As competições oficiais acontecem entre setembro e novembro. Os jogos contam com as categorias Pré-Mirim (10 a 11 anos), Mirim (12 a 14 anos), Infantil (15 a 17 anos) e Pessoas com Deficiência (estudantes a partir dos 10 anos). 

Os Jogos estarão disponíveis para todos os estudantes das 36 escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental e são uma etapa eliminatória que classifica as equipes para participação dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A expectativa é que 1.500 mil alunos participem.

Parceira da ação, a Uninassau vão garantir profissionais e estudantes de enfermagem, educação física e fisioterapia em todos os festivais e também nos Jogos. 

PROGRAMA - O Programa de Esporte Educacional vai desenvolver o intercâmbio socioesportivo e cultural entre as escolas da rede municipal de ensino do Recife e vai garantir ainda a realização de três cursos de formação em esporte educacional para cerca de 100 professores e gestores da rede municipal. Essas ações foram viabilizadas a partir de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com o Instituto Esporte Educação (IEE), da ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Ana Moser.

 

CRONOGRAMA DOS FESTIVAIS

 

18/05 - 1º Festival de Jogos Escolares no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha (RPA 2), das 8h às 13h;

25/05 - 2º Festival de Jogos Escolares no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro (RPA 4), das  8h às 13h;

31/05 - 3º Festival de Jogos Escolares no Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro (RPA 1), das 8h às 13h; 

08/06 - 4º Festival de Jogos Escolares na Uninassau, na Boa Vista (RPA 3), das 8h às 13h; 

14/06 - 5º Festival de Jogos Escolares no Geraldão, na Imbiribeira (RPA 6), das 8h às 13h;

22/06 - 6º Festival de Jogos Escolares no Centro Social Bidu Krause, Totó (RPA 5), 8h às 13h;

 

JOGOS ESCOLARES

 

01/08 a 31/08 - Período de inscrições para os Jogos Escolares do Recife 

21/09 - Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares

25/09 a 28/11 - Competições dos Jogos Escolares