Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 17.05.21 - 18h50

Bairro do Pina recebe intervenção da Prefeitura do Recife no Dia Nacional de Luta contra a Homofobia

img_alt

Ação integrou a Semana Municipal de Luta contra a Homofobia, que conta com diversas atividades promovidas até o fim da semana. (Foto: Edson Alves/Divulgação)

 

Para reforçar o Dia de Luta contra a Homofobia, comemorado neste dia 17 de maio, a Prefeitura do Recife realiza diversas ações que compõem a Semana Municipal de Luta contra a Homofobia. A programação foi iniciada com uma intervenção no bairro do Pina, que levou serviços de saúde e cidadania à população. Além disso, aconteceu a primeira aula do curso de Manicure para usuários do Centro de Referência em Cidadania LGBT.

Hoje (17) o bairro do Pina foi palco da ação “Pina para Todes”, graças a uma parceria das secretarias executivas de Juventude, de Inovação Urbana e de Direitos Humanos com o Coletivo Amigos de Pirrita. Na ocasião, o público LGBTQI+ pode realizar testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis. Além disso, as equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) distribuíram kit de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também houve o reforço sobre a saúde mental e integral, além da promoção à cidadania e suporte jurídico. 

“Enquanto órgão de articulação, a ação reforça nossa relação com a sociedade civil, que é imprescindível para o nosso trabalho. E, enquanto gestor público que faz parte da comunidade LGBTI+, compreendemos que a juventude é plural e essa pluralidade precisa ser abraçada”, reforçou Marcone Ribeiro, secretário executivo de Juventude do Recife. 

A ação no Pina contou ainda com a grafitagem do muro com as cores do arco-íris e a frase, em protesto: o amor não é doença. “O grafite é uma arte que foi por muito tempo marginalizada e, mesmo assim, recebemos apoio para, por meio dela, compartilhar com um protesto contra a LGBTfobia.  Foi gratificante contar com a presença de gestores públicos numa ação que deu visibilidade ao grafite e à causa LGBTI+”, contou Amanda Braga, coordenadora de Artes Urbanas do Coletivo Amigos de Pirrita.

Para Bruno Albyran, participante da ação, esse evento deixa registrado, por meio do grafite, que ainda existe muito o que fazer para combater a LGBTfobia na cidade. “Nossa orientação sexual não é doença, como diz a arte no muro. A gente quer viver, amar e ser quem a gente é”, comentou.

Ainda nesta segunda-feira (17), foi iniciada a primeira turma do curso de Manicure e Pedicure para usuárias do Centro LGBT. A turma com 10 alunas segue durante à tarde desta semana, totalizando 40 horas-aula. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, com o objetivo de gerar oportunidades a população LGBTI+ que vive em situação de vulnerabilidade social. Ainda serão abertas turmas de Designer de Sobrancelha e Corte com Máquina.

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adriana Rocha, a iniciativa visa atender a demanda de um público que sofre para conseguir emprego devido ao preconceito. “Esperamos que, com esse incentivo, essas pessoas despertem para o empreendedorismo ou se recoloquem no mercado de trabalho mais seguras e capacitadas”, reforçou Adriana. 

 

PROGRAMAÇÃO - A Semana Municipal de Luta contra a Homofobia segue com programação no dia 21,  quando será lançado o Projeto “Respeitar e Oportunizar” no Centro LGBT. A ação visa promover o resgate da cidadania para a diminuição da vulnerabilidade e desigualdade da população LGBTI+, por meio da geração de emprego e renda.

De 18 a 24 de maio, as Unidades de Saúde da Família Pantanal e UR-03, no Ibura, receberão ações educativas para apresentação da Política Municipal de Atenção à Saúde da População LGBTI+. O bairro do Ibura também receberá o Projeto Saúde na Pista, em parceria com a ONG Favela LGBT, que fará abordagens às mulheres transexuais e travestis para apresentar a rede de cuidado e dialogar sobre a prevenção de ISTs. 

Já durante os dias 19 e 20, a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Saúde Integral da População LGBTI+, realiza ação para disseminar a campanha "Esse Ambiente é Livre de Preconceito" nos distritos sanitários. O objetivo da campanha é fixar adesivos para divulgar as Leis Municipais 16.780/2002 e 17.025/2004, que punem e proíbem toda forma de discriminação com base na prática e comportamento sexual do indivíduo.

Nas noites dos dias 17 a 21 de maio, o Geraldão, na Imbiribeira, e a Ponte Paulo Guerra, no Pina, serão iluminados com as cores do arco-íris. Essa ação é realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), em parceria com a Emlurb.

Até o fim do mês de maio, usuários do Centro LGBT que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar serão beneficiados com cestas básicas arrecadadas pela campanha “Recife Solidário”, que tem arrecadado alimentos não perecíveis nos 11 pontos de vacinação drive-thru da cidade desde o mês de março.