Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 17.05.22 - 20h46

População em situação de rua participa de exposição e lançamento de cartilha no Teatro Apolo

img_alt

Evento, que aconteceu nesta terça-feira (17), foi o fechamento de oficinas de Formação Política e o lançamento de uma cartilha que consolida as ações públicas voltadas para a população em situação de rua (Foto: Marcos Pastich/PCR)

O Cine Teatro Apolo recebeu, na tarde desta terça-feira (17), pelo menos 60 pessoas em situação de rua para o fechamento das oficinas de Formação Política realizadas nos equipamentos da Assistência Social da Prefeitura do Recife. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio do Núcleo de Educação Social (NES), viabilizou a realização das oficinas e do lançamento da cartilha "Nada sobre nós sem nós", a partir de uma emenda parlamentar do vereador Ivan Moraes.

 

As oficinas de Formação Política para população em situação de rua aconteceram durante o mês de abril no Abrigo Noturno Irmã Dulce, com os usuários do próprio espaço e dos Centros POP. As aulas tiveram o objetivo de instruir os usuários sobre política geral, luta e fortalecimento dos direitos. Os alunos também aprenderam sobre fotografia e expuseram as fotos do resultado das aulas no hall do Teatro Apolo. Já a cartilha "Nada sobre nós sem nós" é um produto que consolida todas as ações públicas voltadas para a população em situação de rua do Recife, como equipamentos, abrigos e serviços, além de pessoas e personalidades de destaque do movimento social de rua.

 

A secretária Ana Rita Suassuna reforçou a necessidade de se construir pontes com todos os setores da sociedade. "O lançamento da cartilha é a consolidação da importância da união das instituições como o Núcleo de Educação Social (NES) da Prefeitura, diversos funcionários e técnicos da assistência envolvidos, os movimentos representantes da população em situação de rua e o poder legislativo. Não podemos perder a capacidade de dialogar e construir pensando sempre na melhoria de vida da população recifense. Que essa seja a primeira cartilha e que possamos produzir cada vez mais processos de formação e construção com vocês”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife.

 

A realização das oficinas de Formação Política e a construção da cartilha se somam a uma série de iniciativas viabilizadas pela Prefeitura do Recife para potencializar o diálogo com representantes de movimentos da população em situação de rua. Outra iniciativa foi a instituição da paridade de representação entre os titulares e suplentes no Comitê Municipal para a População de Rua. Esses são exemplos concretos de um diálogo efetivo entre os representantes da população em situação de rua e a gestão pública.

 

“Essas formações são importantes para nós, população em situação de rua, entendermos o papel de cada equipamento. Porque, às vezes, a nossa necessidade é tão emergente, que a gente não reconhece que o outro está tentando ajudar. Então, para que a gente entenda que esse processo é lento e doloroso, mas que a gente consegue, estou aqui para dizer que fui usuário de crack e outras drogas, e passei mais de 12 anos na rua. Hoje, estou aqui à frente do movimento, ao lado de várias parceiras e gostaria de ser um exemplo, porque eu, que sou igual a vocês, consegui, e desejo que vocês consigam também", falou Jailson Santos, representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, em direção às pessoas em situação de rua presentes no Teatro Apolo.

 

José Nilton, representante do Movimento Ruas Museu, foi um dos oficineiros. "Nossa ação foi voltada para o empoderamento e emancipação dos usuários em situação de rua. Já vivi em situação de rua e, graças a parceria entre a Prefeitura do Recife, os movimentos sociais, a emenda parlamentar e outros coletivos, eu pude ser qualificado para me tornar um dos oficineiros, me tornar educador social e repassar meus conhecimentos e experiência para outras pessoas em situação de rua", contou.