NOTÍCIAS

Mobilidade | 17.05.22 - 09h17

Prefeitura do Recife entrega mais um trecho da nova avenida radial da Zona Norte

img_alt

Foram concluídas as obras do Lote 3 do PAC Beberibe, em Dois Unidos, com extensão de 1,3 km, incluindo pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)


Dignidade. É a palavra que define o sentimento da população que conferiu a entrega, nesta segunda-feira (16), de mais uma etapa da nova avenida radial projetada para criar um novo acesso entre a região do Arruda e a BR-101. Desta vez, o prefeito do Recife João Campos apresentou a conclusão das obras do Lote 3, que mede 1,3 km e vai do antigo Centro de Treinamento do Santa Cruz até as proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos. O trecho recebeu investimentos na ordem de R$ 18,3 milhões. No total, já foram entregues 4 km da nova radial, incluindo pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia.

O prefeito do Recife João Campos pontuou que a obra traz desenvolvimento e potencializa a qualidade de vida para moradores da região. "A gente vai trabalhar para que cada vez mais a nossa cidade, os nossos bairros, recebam obras como essa. Nós hoje inauguramos uma obra bonita, estruturada. Uma ação esperada há muito tempo. Essa é uma importantíssima via de desenvolvimento da cidade", disse o gestor.

 

O novo trecho fica às margens do Rio Beberibe e melhora a mobilidade na região por meio das diversas vias transversais que fazem a ligação com a Avenida Hildebrando de Vasconcelos. Além disso, o lote 3 se conecta diretamente com o trecho existente da via marginal, criando uma avenida de mais de 2 km que já pode ser usada pela população. A intervenção faz parte do programa PAC Beberibe, que executa um conjunto de obras de reorganização urbana, incluindo requalificação das margens do rio, a construção de vias e equipamentos urbanos, melhorias na drenagem e no esgotamento sanitário, além do reassentamento de famílias que residiam de forma inadequada. 

Morador da localidade há dez anos, o serviços gerais Alex Rodrigues comemorou a entrega da obra. "Antes era barro, lama e mato, tinha sujeira e quando carro passava a gente só via poeira. Agora dá orgulho de sair e ficar conversando na calçada, de falar que a gente mora aqui, de ver as crianças brincando. Ficou tudo muito lindo", reconheceu.

 

Em julho do ano passado, o prefeito João Campos entregou as obras do Lote 2, que margeia o Rio Beberibe entre a Rua Cidade de Monteiro e o CT do Santa Cruz, numa extensão de 1,5 km, além de uma nova avenida de 700 metros implantada às margens do Rio Morno, até a Rua Guarajá. Antes, já havia sido concluído o Lote 1, da Avenida José dos Anjos até a Rua dos Craveiros, que mede 1,2 km. Quando estiver totalmente concluída, a nova radial terá mais de 8 km entre o Canal do Arruda e a BR-101, incluindo as vias já existentes, e fará a conexão até as proximidades da Avenida Agamenon Magalhães.

As tubulações de esgoto implantadas nas avenidas levarão os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos. Tudo isso é possível porque a Prefeitura do Recife retirou mais de 2,2 mil famílias que moravam em condições precárias na beira do rio, das quais cerca de 1,6 mil foram relocadas para 16 conjuntos habitacionais e as demais receberam indenização ou auxílio moradia.

ELEVATÓRIAS - Outra intervenção importante para a área, já em andamento, é a construção de duas estações elevatórias de esgoto, localizadas nos bairros de Dois Unidos e Porto da Madeira, com valor em torno de R$ 12 milhões. Ambos os equipamentos estão sendo implantados na via marginal do Rio Beberibe. Uma estação fica entre a Rua Dalva de Oliveira e a Avenida Cidade de Monteiro e a segunda no terreno do antigo CT do Santa Cruz.