Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 17.05.23 - 10h18

Campeonato de Futmesa e festivais Paralímpico e da Pessoa Idosa movimentam fim de semana esportivo no Recife

img_alt

Eventos gratuitos e abertos ao público acontecem neste sábado, 20, no Gramadão da Imbiribeira, Geraldão e Compaz Ariano Suassuna, respectivamente. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Este sábado, 20, reserva programação esportiva para todos os públicos da capital pernambucana. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, promove, no mesmo dia, o primeiro Circuito Se Mexe Recife de Futmesa, no Gramadão da Imbiribeira, das 9h às 11h; o Festival Paralímpico, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no mesmo bairro, das 8h às 12h; e o Festival da Pessoa Idosa, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 9h às 11h (vide serviço). Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público 

Para os habilidosos darem as caras, o momento é de brilhar no primeiro Circuito Se Mexe Recife de Futmesa. O torneio será por duplas, que podem se inscrever até a sexta-feira (19) neste link: https://bit.ly/CircuitoFutmesa. Será neste sábado, 20, das 09h às 11h, no Gramadão do Jardim de Alá, na rua José da Silva Lucena, na Imbiribeira.  

O Festival da Pessoa Idosa acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 9h às 11h. A ideia é possibilitar um momento de vivência esportiva entres os diversos grupos da faixa etária em basquete, futsal, hóquei e minigolfe.

No Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, das 8h às 12h, tem o Festival Paralímpico. A cerimônia tem por finalidade proporcionar aos 250 inscritos, crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, a experiência de vivenciar modalidades paralímpicas – além de difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. A ação também tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontece simultaneamente em 120 núcleos de todo o Brasil. Há Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro em 34 cidades. Recife é a única participante em Pernambuco.

Centro de Referência Paralímpico no Recife A parceria inédita entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) segue rendendo frutos. A capital pernambucana agora conta com quatro Centros de Referência Paralímpicos. Além das atividades no Geraldão, na Imbiribeira, e Parque do Caiara, na Iputinga, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, passam a abrigar o projeto. São oito modalidades disponíveis, somando todos os locais.    

As modalidades disponíveis são: atletismo, bocha, futebol de cego, goalball, judô, parabadminton, natação e tiro com arco. Além disso, há o TEAtivo, um programa de atividade física exclusivo para o público autista. O acompanhamento das atividades é feito por professores de educação física especializados da Prefeitura do Recife e do Comitê Paralímpico Brasileiro.     

Esta foi a primeira vez na história que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, fechou uma parceria com um órgão máximo do esporte nacional. Em dez meses, a cooperação já conta com inúmeras convocações para seleções paralímpicas de diversas modalidades, uma campeã mundial e quase 200 paratletas em treinamento. 

 

SERVIÇO – Sábado, 20 de maio 

I Circuito Se Mexe Recife de Futmesa 
Local: Gramadão da Imbiribeira (Rua José da Silva Lucena, Imbiribeira) 
Horário: 9h às 11h

Inscrições: até sexta-feira (19), em https://bit.ly/CircuitoFutmesa

 

Festival Paralímpico 
Local: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) - Avenida Mascarenhas de Moraes, 7787, Imbiribeira 
Horário: 8h às 12h;

 

Festival da Pessoa Idosa 
Local: Compaz Ariano Suassuna (Avenida General San Martin, 1208, Cordeiro) 
Horário: 9h às 11h  
Modalidades: basquete, futsal, hóquei e minigolfe 

ASSUNTOS: