Estudante de Escola Municipal conquista premiação
Ítalo Ramos, da Escola Municipal Vila São Miguel, concorreu com estudantes de toda a região Nordeste e ganhou o 1º lugar
Na próxima segunda-feira (20), o estudante Ítalo Augusto Silva Ramos, da Escola Municipal Vila São Miguel receberá a premiação pelo 1º lugar no “XII Concurso Nacional de Cartazes” da Região Nordeste, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça. O aluno concorreu com escolas de toda a região Nordeste. A premiação será realizada no Auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto, em Brasília.
O concurso acontece há 12 anos e essa não é a primeira vez que a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) conquista a premiação. A gestora da Escola Municipal Vila São Miguel, Josiane Costa, lembra que a aluna Milênia Correia foi a campeã do concurso, da edição de 2009. Segundo a gestora, uma das responsáveis por estimular essa habilidade nos estudantes da unidade educacional é a professora Valéria da Fonseca Silva. “Participamos desse evento desde 2009, sempre incentivando nossos alunos. A professora de Ítalo já percebia uma aptidão do estudante para o desenho e por isso foi fácil estimular uma capacidade que já existia”, explica Josiane.
Ítalo Ramos é aluno do 5º ano e ganhou o prêmio com um cartaz que melhor retratou a “Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas", que foi a temática desde ano. Ítalo pensou a cultura pernambucana como forma de prevenir o uso das drogas. “Desenhei um boneco fazendo artesanato, dois meninos dançando frevo e um outro trabalhando com máscaras. Adoro desenhar”, fala o aluno que não esconde a alegria com a premiação. O estudante irá para Brasília receber R$ 2 mil em dinheiro. A mãe do aluno, Rosilene Silva, a professora Valéria Fonseca e a gestora da unidade educacional Josiane Costa também acompanharão o aluno na homenagem.
O prêmio – Promovido anualmente pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, o concurso nacional visa estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, nos diferentes níveis estudantis.