Festividades juninas animam escolas municipais
Atividades elaboradas pela Secretaria de Educação resgatam a importância o Ciclo Junino
Este ano, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), através do Programa Bairro Escola e da Gerência de Animação Cultural (GAC), preparou uma programação diferenciada para comemorar as festividades juninas. A festa intitulada “Arraiais Freireanos: A pedagogia do encontro” contará com três atividades nas escolas municipais: o Forró nas Escolas, o Concerto “As Canções do Milho” e a I Mostra de Danças Juninas (Quadrilhão 2011). Os festejos acontecerão até o próximo dia 29, data em que se comemora o dia de São Pedro.
A coordenadora do Programa Bairro Escola, Telma Lucena, enfatiza a importância desse tipo de atividade nas escolas da rede municipal de ensino. “Estamos revivendo a cultura popular e alcançando novos adeptos para as tradições do Ciclo Junino, um dos mais ricos da cultura pernambucana”, fala a coordenadora. Desde o dia 13 de junho, a Banda Paulo Freire, sob a orientação do Maestro Marcos Galdino e composta por animadores da GAC, vem se apresentando em unidades educacionais para estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, haverá o Concerto “Canções do Milho”, sob a coordenação de Flávio Henrique. Serão 10 apresentações de canto coral, composta por seis músicas de autoria de Cláudio Almeida e Wilson Freire, que resgatam os elementos do Ciclo Junino. Quarenta estudantes das Escolas Municipais Professor Júlio de Oliveira e Carlúcio Castanha participam do coral, além da cantora Sevy Nascimento. Flávio explica a importância do coral. “Hoje, as crianças não possuem o hábito de cantar cantigas de roda e essa atividade estimula o cantar”, diz. A primeira apresentação do coral será na próxima terça-feira (21), a partir das 10h, na Escola Municipal São João Batista.
Finalizando as festividades, dia 29 de junho, a partir das 15h, haverá a Mostra Junina, no Pátio de São Pedro. Acontecerão espetáculos de dança com alunos das escolas municipais e o “Quadrilhão 2011”, atividade que vai reproduzir o tradicional casamento matuto. Participarão do Quadrilhão cerca de 500 estudantes da SEEL e do grupo de teatro do GAC, encerrando a festa.