NOTÍCIAS

Cultura | 17.06.11 - 12h40

Museu de Arte Popular expõe segunda etapa do Teia de Cordéis

Folhetos da colecionadora Maria Alice Amorim exemplificam os ciclos de produção e temáticas variadas

Foi inaugurada na noite desta quinta-feira (16), no Museu de Arte Popular, a segunda parte da exposição do projeto Teia de Cordéis. A mostra teve início com os livretos portugueses do colecionador Arnaldo Saraiva, que agora dão espaço para a coleção da Pesquisadora Maria Alice Amorim. A montagem, que tem o designer de Gilmar Rodrigues e Natália Paes, fica em cartaz até 19 de agosto.

“A primeira etapa exibiu cordéis portugueses com romances, personagens históricos, operetas, autos, canções e sátiras e foi um sucesso. Tivemos ótima visitação tanto do público local, quanto de cidades do interior do estado e também de estudantes da Paraíba. Nossa expectativa é que o sucesso se repita nessa segunda parte”, comenta Marcela Wanderley, diretora do MAP.

Já a segunda etapa da Teia de Cordéis apresenta o vasto universo da produção regional, contemplando autores importantes, os diferentes ciclos de produção e as diversas temáticas. Quem visitar o Museu, ainda leva um cordel pra casa. A visitação pode ser realiza de segunda a sexta, das 9h às 17h. Escolas também podem agendar visita pelo educativomap@hotmail.com ou por telefone 3355-3110.

COLEÇÃO – A pesquisadora e colecionadora Maria Alice Amorim dedica-se especialmente ao improviso poético e à literatura de cordel. Com pesquisa sobre as poéticas tradicionais do Nordeste brasileiro, defendeu dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) – No visgo do improviso ou A peleja virtual entre cibercultura e tradição –, editada em 2009 pela Educ (PUC-SP). Em 2009, coordenou catalogação e digitalização de 7.300 itens da própria coleção de literatura de cordel, cujo catálogo pode ser consultado no site www.cibertecadecordel.com.br. Em 2010, publicou os livros Patrimônios Vivos de Pernambuco, editado pela Fundarpe, e Literatura de Cordel: tradição e contemporaneidade, pela Editora Folha de Pernambuco.

SERVIÇO
Projeto Teia de cordéis - Cordéis Brasileiros | Coleção Maria Alice Amorim
Quando: 16 de junho a 19 de agosto
Visitaçã: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Museu de Arte Popular (MAP) - Pátio de São Pedro, Casa 49, Bairro do Recife
Informações: 81 3355-3110
Agendamentos de grupos: educativomap@hotmail.com