NOTÍCIAS

Cultura | 17.06.11 - 18h42

Prefeitura do Recife faz obras para evitar alagamentos em Santo Amaro

Para realizar a intervenção, será necessário interditar um trecho da Visconde Suassuna das 6h às 15h, neste domingo

A Prefeitura do Recife inicia, neste domingo (19), a terceira de sete grandes obras para contenção de alagamentos na Cidade. Para isso, serão instaladas novas canaletas para o escoamento das águas num corredor formado pelas ruas Pedro Henrique e Conde D’Eu, no bairro de Santo Amaro. As obras devem durar 120 dias e receberão investimento municipal de R$ 359 mil.

O início das obras ocorrerá no cruzamento da Avenida Visconde de Suassuna com a Rua Pedro Henrique. No local, serão instaladas as primeiras peças que compõem uma rede de canaletas com 70 cm de largura por 40 cm de altura. O novo sistema de drenagem substituirá a tubulação de galerias que só possui 40 cm de diâmetro e percorre as ruas Pedro Henrique e Conde D’Eu. Devido ao trabalho, será necessária a interdição do cruzamento por um período de nove horas, das 6h às 15h.

Na segunda-feira (20), o trabalho continuará com a implantação das peças das canaletas ao longo de uma das faixas da Rua Pedro Henrique. Assim, a via terá um estreitamento na pista de circulação de veículos. Com o término da instalação das peças na Pedro Henrique, a pista será liberada, e a obra continuará na Rua Conde D’Eu.

De acordo com o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo, a nova canaleta facilitará o escoamento das águas, já que o sistema será mais largo. “Detectamos que as galerias que fazem a drenagem naquela área são incompatíveis para a área. A expectativa é que, após a instalação dessas canaletas com maior vazão, os alagamentos não ocorram mais”, explica Melo.

Além da intervenção em Santo Amaro, a Prefeitura do Recife está investindo cerca de R$ 2,2 milhões em duas obras para conter alagamentos no cruzamento da Caxangá com a BR-101 e nas ruas Samuel Campelo e Teles Junior, no Espinheiro. Ainda serão desenvolvidas, neste ano, outras cinco ações para solucionar pontos críticos de drenagem. Na Avenida Agamenon Magalhães, serão implantadas bombas elétricas para forçar o escoamento das águas. Também será melhorada a drenagem da Avenida Mascarenhas de Morais (Imbiribeira), da comunidade do Bode (Pina) e na Princesa Isabel (Boa Vista).

Trânsito – Devido à interdição no trecho entre a Visconde de Suassuna e a Pedro Henrique, agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estarão no local para orientar os condutores e promover os desvios necessários. O tráfego deverá voltar ao normal na área, logo após o término da intervenção.