NOTÍCIAS

| 17.06.11 - 21h33

Secretaria de Saúde do Recife promove ações durante festividades do São João 2011

Mobilização inclui intervenções na área de redução de danos e atenção às DST/Aids e hepatites virais, bem como Samu e Vigilância à Saúde

Por Larissa Correia

Além de uma programação artística especial, o São João do Recife contará com uma gama variada de serviços por parte da Secretaria Municipal de Saúde. As ações foram elaboradas com o objetivo de garantir o bem-estar da população, principalmente quem vai cair no arrasta-pé. Exames gratuitos de HIV, entrega de material educativo e esquetes teatrais estão entre as iniciativas disponibilizadas em diversos polos oficiais e comunitários da capital pernambucana.

Experiência consagrada em outros eventos de grande porte no município, como o Carnaval Multicultural, a testagem rápida de HIV estará disponível em dois polos de animação: na Praça do Carmo, em São José – próximo ao Pátio de São Pedro –, e no Sítio Trindade, em Casa Amarela. O serviço funcionará a partir deste sábado (18) e até o dia 29, sempre das 18h à meia-noite.

O exame é simples e o resultado sai em apenas meia hora. A coleta é feita com um furo no dedo, exatamente como o que avalia a taxa de glicose no sangue. Cerca de 15 pessoas atuarão em cada estande diariamente, entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais.

As intervenções da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife serão desenvolvidas em parceria com o Mais Vida, programa municipal de redução de danos pelo consumo de álcool, fumo e outras drogas. A mobilização conjunta inclui desde campanha publicitária exclusiva à realização de apresentações teatrais tendo como base as tradições do Ciclo Junino no Nordeste.

Com 10 minutos de duração, as peças estimulam a adoção de medidas preventivas, abordando questões como prática de sexo seguro e riscos decorrentes do consumo de entorpecentes. Após as encenações, arte-educadores e agentes de redução de danos e de prevenção distribuirão material educativo ao público. Durante as festividades, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é distribuir mais de 250 mil preservativos, porta-camisinhas, saches de gel lubrificante, porta-celulares e chaveiros.

A Vigilância Sanitária do Recife também está a postos no período junino. Desde o início do mês, agentes do órgão têm intensificado as fiscalizações do comércio de produtos associados ao ciclo, como padarias, supermercados e afins. Nas próximas semanas, as equipes reforçarão as inspeções junto aos comerciantes formais e informais instalados nos focos e arredores dos polos da folia. Elas observarão as boas práticas alimentares e atenderão a denúncias da população sobre mercadorias com problemas. Os inspetores contarão com uma base no Sítio Trindade.

No mesmo polo haverá um posto avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os profissionais oferecerão retaguarda para casos simples, como desidratação, pequenos cortes, picos de pressão arterial e desmaios. Demandas mais complexas serão removidas pela ambulância que ficará como suporte no local.

Independentemente das festas, o Samu Recife oferecerá assistência 24 horas via 192. A população da capital pernambucana também poderá contar com a rede municipal de urgência e emergência, que compreende as policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela), as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados) e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).